Thereza Penna

Professora

Com especial formação acadêmica no campo da avaliação. Formou-se em Psicologia Clínica (PUC/RIO), Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade de Wisconsin, USA, Mestre em Educação pela Universidade de Stanford, Califórnia, USA e Doutora (Ph.D) em Educação e Psicologia da criança e do adolescente pela Universidade de Stanford, Califórnia. Exerceu o magistério no Ensino Fundamental, Médio e Superior (Graduação e Pós-Graduação), bem como funções de Direção e Coordenação na PUC/RIO, UFRGS e UFRJ, atuando como professora, pesquisadora e orientadora de Dissertações e Teses. Tem experiência Nacional (área pública e privada) e Internacional (USAID, OEA, BID, BANCO MUNDIAL, UNICEF, PAHO, UNESCO) como Conferencista, Consultora e Avaliadora. É atualmente Coordenadora do Centro de Avaliação na Fundação CESGRANRIO, membro da American Evaluation Association e da Associação Brasileira de Monitoramento e Avaliação.

Avanços da Avaliação no Século XXI
Diferentes Abordagens da Avaliação
Avaliação do Aluno, Professor, Gestor e da Escola
Avaliação e sua Capacidade Transformadora
Avaliação: Conceito, Método e Prática
Avaliação de Programas Sociais
Repetência e Evasão: Mitos que Bloqueiam o Fluxo Escolar
Instrumento de Avaliação: Qualitativos e Quantitativos
A Importância da Autoestima do Aluno na Aprendizagem e na Avaliação
Como Elevar a Autoestima do Aluno e do Professor
Notas e Conceitos no Processo Avaliativo
As Grandes Tendências da Avaliação
Avaliação da Avaliação (Meta-Avaliação)
O Conceito de Pesquisa e Avaliação: Semelhança e Diferenças
Histórias e Metáforas para Falar de Avaliação