Sidney Martins

Professor

Sidney Pires Martins é Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes de BH/MG e Especialista em Administração em Marketing Estratégico e em Gestão de Pessoas na Unilago em São José do Rio Preto/SP, além de possuir graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Professor Universitário das disciplinas de Empreendedorismo e Inovação, Marketing Estratégico e Comunicação Empresarial e áreas correlatas à Gestão Corporativa e TCCs, atuante nos cursos de Engenharia de Produção, Ambiental e Sanitária, e Civíl; bem como Administração e Ciências Contábeis. Atualmente faz parte do corpo docente da Faculdade do Futuro em Manhuaçu, onde também é Consultor Estratégico da Empresa Junior com base na mesma Instituição. Sócio Diretor da Saber & Saber - Arte de Educar, onde atua como consultor na área de marketing estratégico e inteligência competitiva para pequenos e médios empresários, além de atuar como coach profissional e pessoal. Membro do Grupo de Trabalho do CRCJovem do Conselho Regional de Contabilidade para o Biênio 2016 /2017. Atua como Relações Públicas da SGI uma ONG filiada a ONU e já presente em 192 países, que luta pela Paz, Cultura e Educação dos povos. Já participou de vários cursos de atualização, reciclagem e especialização na área de gestão de pessoas, marketing estratégico e inteligência competitiva no Brasil e no Exterior (Argentina, Japão). É um profissional carismático, comunicativo e empreendedor, sempre obstinado a concretizar seus objetivos. Busca incansavelmente o melhor para empresa, onde valoriza acima de tudo o trabalho em equipe. Possui total fluência em língua Espanhola e gosta de lidar com público e pessoas de maneira geral.

PROFESSOR ENCANTADOR: formando aluno cidadão - Trocar experiências é diferente de compartilhar conhecimentos!
Palestra: (voltado para o público Docente)

O professor encantador percebe as diferenças das gerações Baby Boomer, X, Y e Z, utiliza o cenário histórico e percebe como essas mudanças desempenham o papel das gerações na sociedade e dentro do ambiente escolar; utiliza-se das características positivas de tais gerações e usa esse potencial como foco na construção do conhecimento de cada aluno.

Mente de Líder: Processos que ajudam a fomentar a construção de um líder
Palestra: (voltado para gestores)

O líder e empreendedor do século XXI precisa saber “sentir” as pessoas para poder incentivá-las a dar o melhor de si no trabalho. Saber lidar com questões do campo subjetivo já é uma competência esperada dos grandes líderes, pois esses líderes visionários atingem a mente e o coração das pessoas. Assim extrair seus resultados profissionais atendendo as demandas e necessidades do mercado. Com isso, sua marca de líder começa a ser fortalecida no mercado ao qual esteja inserido ou que deseja se inserir, resultando além de sua sobrevivência, a conquista de mais mercado.

Gestão Empreendedora: Como se tornar um profissional de sucesso em tempos de terra árida
Palestra: (voltado para gestores)

Com o passar dos tempos, as análises do mercado dos anos 50 até os dias atuais, consolidaram uma verdade - o mercado mudou. No passado a competência técnica e o nome do profissional eram mais importantes, em detrimento de competências e habilidades gerenciais e comerciais. A formação acadêmica é uma ciência, e sempre será. Conhecimento técnico é importante, e sempre será. Mas conhecimento técnico forma grandes gestores de área – exemplos: Contador, Administrador, grandes profissionais, mas não grandes empreendedores na sua área de atuação, pois hoje esta realidade se inverteu. Hoje o profissional precisa desenvolver sua capacidade gerencial e comercial mais até do que o seu conhecimento técnico, se quiser escalar o seu negócio – isto é, se quiser aumentar consideravelmente a sua carteira de clientes. O mercado atual é de alta concorrência, onde as oportunidades e as fortalezas, sem ignorar as ameaças e os pontos fracos, são fontes de dados essenciais para tornar as lacunas em novas oportunidades, e transformar e adaptar o serviço/negócio a demanda, necessidade e desejo do mercado consumidor, mas cada passo deve ser dado com foco nos melhores resultados.

1% a + O gestor diferenciado na Era 4.0
Palestra: (voltado para novos gestores)

O gestor da atualidade se depara com o mercado acirrado, sedento por profissionais capazes de transformar o ZERO em resultados positivos. A exigência de competências e habilidades específicas do campo não tecnicista, faz esse gestor sempre ter que buscar o aprendizado contínuo, provocando mudanças e formatações em seu perfil profissional, para se adequar a essas demandas e assim manter sua empregabilidade em alta.

Inteligência Competitiva para o Gestor da ERA 4.0
Palestra: (voltado para novos gestores)

O gestor que deseja resultados na era da indústria 4.0, bem como o mercado atual necessita ser um entendedor de uma ferramenta chamada inteligência competitiva, pois com ela a possibilidade de antecipar às exigências do mercado, é claramente possível bem como de tornar a gestão da empresa bem mais estratégia e voltada a satisfazer e atender as expectativas de cada cliente em específico. Essa inteligência competitiva ajuda acompanhar as tendências do mercado, verificando se as estratégias estão aproveitando as oportunidades e as fortalezas, sem ignorar as ameaças e os pontos fracos, monitorando os objetivos e as estratégias gerais e funcionais, além de deixar o gestor mais atento ao cenário, alocando os recursos e buscando o cumprimento da missão da empresa, integrando todas as áreas, com foco nos melhores resultados.

 
Como administrar o tempo em época de grande demanda
Palestra: (voltado para gestores da área)

O profissional da atualidade precisa atender as demandas e necessidades do mercado para manter-se nele e dele extrair seus resultados para sobreviver. Frente a isso, o tempo se torna cada vez mais escasso diante da grande competitividade mercadológica na qual o profissional é obrigado a se inserir em um cenário, onde o gestor convive com a possibilidade de frustrações para com sua agenda de demandas (via steakholders) colocando de lado sua vida pessoal para dar ênfase ao profissional com resultados eficazes, mas não eficientes. O uso de uma métrica para análise de performance gente o tempo útil do dia se faz necessário para valorizar o tempo do gestor e com isso provocar melhores resultados a organização além da vida pessoal desse ator.

X < Y < Z - Você está preparado para essa equação? novos gestores = novos empreendedores
Palestra: (voltado para novos gestores)

Diferenças das gerações Baby Boomer, X, Y e Z, cenário histórico e como essas desempenharam e desempenham seu papel na sociedade e organização; Características positivas das gerações X Y e Z e motivos para potencializá-las, sendo o foco a busca de resultados, sejam para si ou para a organização onde quer ou já esteja inserido; Como evitar a maximização das características limitantes das gerações X Y e Z para que não se transformem problemas para si ou para a organização onde quer ou já esteja inserido; e O que fazer para evitar conflitos entre as gerações X Y e Z, seja em âmbito social ou corporativo, e motivações para construir um ambiente de alta performance.

Resultados na Era Digital: Perfil do Profissional que busca a alta performance
Palestra: (voltado para gestores)

O profissional nos dias de ERA DIGITAL precisa estar antenado aos meios tecnológicos e de gestão que faz frente as necessidades das novas demandas que o mercado / segmento exige, pois caso contrário pode ser “engolido” por novos profissionais adaptados a essa necessidade. Em meio desse cenário, o gestor convive com a possibilidade de frustrações para com os negócios que estão sob sua “tutela”. Por isso, essa palestre tem o intuito de fomentar o lado crítico para o acordar e ver o novo de forma plena e necessária, mudanças a serem feitas e sem sofrimentos pelos atores das organizações, sendo assim, torna –se uma premissa de um gestor fomentar resultados que satisfazem à direção e provocam conforto aos liderados em executar ações mais eficientes diante do mercado tão complexo.

Resultado em Zona de Conflito Interpessoal
Palestra: (voltado para o público geral)

O expectador, através dessa palestra interativa, consiga refletir sob sua forma de avaliar as coisas e pessoas a seu redor, pontuando a si próprio, possíveis lacunas que podem ser corrigidas e obter resultados positivos da melhor forma desejada.

Negociar Metas: Desafio ou Efeito Procrastinador?
Palestra (voltado para o público Gestores ou Colaboradores em geral)

Ser gestor é conviver com a pressão de objetivos e metas, as quais as vezes torna-se, às vezes, impraticáveis diante do fluxo de informação e construção dos planejamentos para obtenção do resultado esperado pela cúpula estratégica da organização. Em meio desse cenário, o gestor convive com a possibilidade de retrabalhos e a frustrações para com os negócios que estão sob sua “tutela”. Por reflexo o potencial desses gestores pode até ser colocado em xeque quando há sucessões de resultados não agradáveis a organização. Portanto, saber visualizar prazos, planejamentos eficazes e negociar, torna –se uma premissa de um gestor líder em resultados que satisfazem à direção e provocam conforto aos liderados em executar os planos com melhor estrutura.

Jeito ou Jeitinho: o que o novo BRASILEIRO tem? Gestar essa cultura de forma eficiente pode mudar os rumos da organização!
Palestra: (voltado para o público em geral)

O Brasileiro é reconhecido muitas vezes por ter o “jeitinho” para fazer tudo dar certo; carrega consigo também o estigma do “doutor em quebra galhos”, e com isso, obter resultados superficiais de algo que logo gera retrabalho e a frustração para os negócios é eminente. Frente a esse cenário, a possibilidade de pequenas corrupções sociais é praticamente algo inerente nesse ambiente. Mas esse cenário começa a ser colocado em xeque devido aos questionamentos provocados pelas mudanças e sucessão de gestores e com a mudança de gerações. Por reflexo o potencial da nação e as novas características positivas desses ‘novos’ brasileiros começa a aflorar construindo um novo cenário e perfil do novo BRASILEIRO.

Como Encantar na Apresentação de Trabalhos Acadêmicos 
Palestra: (voltado para docentes em pós)

Como Encantar na Apresentação de Trabalhos Acadêmicos traz à tona o prazer de fazer a apresentação de trabalhos acadêmicos para bancas avaliadoras, seja para graduação ou outros níveis de estudo. Utiliza o cenário atual de apresentação e faz com que todos possam perceber os detalhes de produzir algo inédito e seus reais valores para a comunidade acadêmica.

Conhecendo os Caminhos das Nuvens à Terra
Palestra: (voltado para estudantes Ensino Médio e professores)

Diante dos desafios da Geração Z em sala de aula, ao qual a apatia com relação ao futuro pode ser uma realidade vivenciada. A Palestra e/ou Minicurso traz à tona uma discussão interna com esses atores. De forma alegre, interativa e até desafiadora para com suas formas de pensar, esses expectadores são levados a pensar, analisar, e construir um mapa de sonhos ao qual conseguem enxergar o quanto podem ainda melhorar sua performance desse hoje em diante.

Essa palestra pode ser adaptada somente para professores, para que esses sejam motivadores de seus alunos sobre o tema acima explanado.

O que eu quero ser quando crescer? O meu mercado em discussão
Palestra: (voltado para estudantes Ensino Médio e professores)

O reflexo o potencial de uma nação e as novas características positivas são reconhecidas muitas vezes pelos resultados obtidos dos processos de gestão dessa nação. Por isso, essa palestra vem ao encontro de expor a forma que pensam os futuros gestores ainda em formação (estudante do ensino médio – Geração Z) e qual seu papel no futuro de uma nação, frente a sociedade e a organização.

Esses envolvidos criaram novas formas de comunicar e interagir com seus pares e gerenciar formas diversas de conflitos, mostrando a todos que cenários são construídos e descontruídos com a mesma rapidez que esses atores mudam de “smartphone”.

Essa palestra pode ser adaptada somente para professores, para que esses sejam motivadores de seus alunos sobre o tema acima explanado.

Jogos Mortais – O Final - APLICATIVO X EDUCAÇÃO: Pedagogia do Whatsapp
Oficina: (voltado para o público docente)

Faz o professor avaliador vivenciar o ir além dos meios comuns de avaliação, trazer o novo e criar situações reais e interativas, sendo essas pensadas com o intuito de motivar e engajar a todos os “treinandos” ir além, fomentar novas perspectivas de análise, além de construir o ambiente propício para que cada um externe seu melhor diante do pensar, conhecer, reconhecer e desenvolver.

Jogos Mortais – O Começo - APLICATIVO X EDUCAÇÃO: Pedagogia do Whatsapp - “Módulo 2”
Oficina: (voltado para o público docente)

Fomenta o professor a criar, planejar e montar a situação de ensino/ aprendizagem e a avaliação por meio das novas e interativas ferramentas apresentadas no “Jogos Mortais – O Final”, sob novas perspectivas de análise, no qual constrói o ambiente propício para que cada um externe seu melhor diante do pensar, conhecer, reconhecer e desenvolver.

Técnicas de Lideranças
Oficina: (voltado para gestores)

Com o uso do que está previamente concebido como conhecimento inerente do expectador, esse ator é levado a entender sob suas verdades o que realmente é valido para sua atuação diante do mercado. Com análises pontuais e criação de verdadeiros esquemas estratégicos, cada expectador é levado a desenvolver em grupo e individualmente situações enriquecedoras para ter a certeza de sua liderança e seus resultados diante dos liderados. Uma aula de empoderamento medido a cada exercício aplicado e corrigido on time.

Gestão e Planejamento Estratégico para Tomada de Decisão - decisões assertivas baseadas em informações reais para a sobrevivência no mercado atual!
Oficina: (voltado para gestores)

Através das análises de dados reais coletados nas empresas, mediante seu posicionamento no ambiente externo e estudo do ambiente interno; as tomadas de decisões obedecem às estratégias eficientes e assertivas para a sobrevivência no mercado atual.

Marketing Pessoal e Profissional – Profissional de Alta Performance na ERA 4.0
Oficina: (voltado para novos gestores)

O conhecimento técnico é importante, e sempre será, mas se a base do profissional for somente esse tipo de conhecimento o resultado pode ser frustrante diante da realidade frente a grande concorrência do próprio mercado. Além disso, o novo profissional deve se ater tem uma série de restrições para “vender” seu serviço para o mercado. Há saídas éticas e eficientes, já que o marketing, que é uma ferramenta que pode ajudar a entender o mercado consumidor, os meios e as estratégias necessárias para atingir tal consumidor final. Atua como uma espécie de guarda-chuva que abarca o planejamento e o livre pensar em se diferenciar dos demais profissionais do mesmo segmento. O profissional de hoje precisa desenvolver sua capacidade gerencial e comercial mais até do que o seu conhecimento técnico. Em outras palavras, o gestor deve se posicionar no mercado cada vez mais escasso e complexo, tornando se um profissional, e sua empresa também, mais competitiva com a ética que a profissão exige.

 
Negociar Metas: Desafio ou Efeito Procrastinador?
Oficina: (voltado para gestores)

Ser gestor é conviver com a pressão de objetivos e metas, as quais as vezes torna-se, as vezes, impraticáveis diante do fluxo de informação e construção dos planejamentos para obtenção do resultado esperado pela cúpula estratégica da organização. Em meio desse cenário, o gestor convive com a possibilidade de retrabalhos e a frustrações para com os negócios que estão sob sua “tutela”. Por reflexo o potencial desses gestores pode até ser colocado em cheque quando há sucessões de resultados não agradáveis a organização. Portanto, saber visualizar prazos, planejamentos eficazes e negociar, torna –se uma premissa de um gestor líder em resultados que satisfazem à direção e provocam conforto aos liderados em executar os planos com melhor estrutura.

 
Programa Gestores 4.0 - Formação de Líderes que geram resultados reais!
Curso: (voltado para gestores)

O líder e o empreendedor dos dias atuais precisam saber “sentir” as pessoas para poder incentivá-las a dar o melhor de si no trabalho. Precisam atender as demandas e necessidades do mercado para manter-se nele e dele extrair seus resultados para sobreviver, além de saber lidar com questões do campo subjetivo e do campo da competitividade mercadológica. Tais competências já são esperadas dos grandes líderes, pois esses líderes visionários atingem a mente e o coração das pessoas, e extraem resultados que atendem demandas e necessidades do mercado. Conseguem fazer do tempo seu grande aliado tanto para mensurar metas e objetivos quanto para planejar estratégias que resultem em fortalecimento de sua marca de líder no mercado ao qual esteja inserido ou que deseja se inserir.

Esse gestor se faz capaz de conviver com a possibilidade de alegrias e frustrações para com sua agenda de demandas (via steakholders), a ponto de usar métricas, as vezes inventadas ou copiadas, para análise de sua performance frente ao tempo útil do dia. Mas saber realmente valorizar o tempo que esse gestor tem é provocar melhores resultados à organização além de para sua vida pessoal.

  • Objetivos e pontos que serão desenvolvidos durante o curso
    • Estudo de senso de Missão, Visão aplicados ao “eu” profissional e bem como a fomentação na Criação desses nortes para futuras estratégias;
    • Análise das melhores formas de como trabalhar o Envolvimento e Comprometimento;
    • Reconhecimento das Barreiras para obtenção resultados eficazes;
    • Construção de estratégias baseado no problema raiz,
    • Análise de maneira e meios eficientes para a construção de uma liderança consolidada.
    • Prejuízos de uma negociação mal preparada e Construção de uma Marca de um bom negociador
    • Meios de preparo e planejamento para uma negociação
    • Postura e Voz – Comportamento de um negociador de resultados
    • Reconhecer, analisar os comportamentos e hábitos que roubam tempo;
    • Apresentar o que é gestão de tempo e quanto valioso é esse conhecimento perante a realidade do mercado atual;
    • Avaliar o conhecimento entre urgência e emergência de tarefas para com o período de horas útil dia; e
    • Apresentar ferramentas de ajuda e fazer exercício para fixar a forma de raciocinar em gestão de tempo.

  • Metodologia:

Curso baseado em imersão, no qual interage com as experiencias vividas pelos participantes, e faz uma análise para melhoria de futuras vivências no seu campo profissional e pessoal, na qual corrobora com o entendimento dos objetivos de forma dinâmica. Utiliza conceitos claros e objetivos que interage com o público; instiga a participação para aumentar a absorção das informações expostas e as características positivas e limitantes dos gestores, além de propiciar e fomentar a de uma auto avaliação de sua performance frente as reais demanda do mercado que possa atender de forma eficiente os clientes e seus objetivos