Renato Casagrande

Professor

Referência nacional na formação de professores, gestores e na geração de resultados para instituições educacionais (públicas e privadas). Presidente da Associação Brasileira de Coaching Educacional e da Alleanza Brasil, empresa especializada em gestão da educação. Professor de cursos de pós-graduação da Universidade Positivo (Curitiba-PR). Autor de livros e artigos publicados tanto no Brasil, quanto no exterior. É também doutorando em Educação, pela Universidade de Aveiro (Portugal). Mestre e bacharel em Administração, pela Fundação Getúlio Vargas. Licenciado em Matemática. Especialista em Recursos Humanos, Gestão Educacional, Mentoring & Coaching. Tem formação em Liderança Educacional, pela PennState University (EUA).

Parâmetros de Qualidade na Sala de Aula
Discussão sobre a qualidade na sala de aula. Quais são os parâmetros que definem a qualidade de uma aula? Estratégias e ações que podem levar o professor melhorar a qualidade das suas aulas e das suas atividades pedagógicas.
A Educação no Século XXI: os Desafios e as Novas Competências e Habilidades dos Educadores
Reflexão sobre os caminhos percorridos pela educação nas últimas décadas e os desafios propostos pela sociedade contemporânea para a educação. Os participantes refletem e debatem sobre as tendências educacionais, análise de prováveis cenários e as competências a serem desenvolvidas para o exercício efetivo da docência na sociedade atual.
Desenhando a Escola do Futuro
Uma reflexão crítica sobre a escola do passado, a escola do presente e a escola do futuro. Considerações a respeito de como transformar a educação. Quais são os planos necessários para atingirmos a escola do futuro? O que fazer? Como fazer?
Reflexões, Estratégias e Ações para os Educadores Contemporâneos “Fazer e Acontecer”
As pressões por uma educação de qualidade e transformadora se apresentam cada vez maiores trazendo para os educadores um grande dilema, o de obter resultados em um ambiente profundamente dinâmico. Nesse mundo complexo e volátil as soluções simples tornaram-se suspeitas. As relações da escola com a família e a sociedade demandam dos educadores novas competências e novo comportamento. A partir dessas reflexões serão discutidas as competências fundamentais a serem desenvolvidas pelos educadores na atualidade e serão apresentadas e discutidas estratégias, ações e técnicas para que a escola e seus profissionais obtenham melhores resultados em suas atividades.
Transpondo, Estabelecendo e Respeitando Limites
Os educadores têm hoje pouca certeza de quais os caminhos podem levar seus educandos ao sucesso na vida pessoal e profissional e, portanto, muitos, têm dado mais liberdade em suas ações e deixado pouco claro os limites nas suas relações com os educandos. Como nos lembra o educador Yvis de La Taille, caso não se imponha o limite, a liberdade dada corre o sério risco de se tornar, em vez de um belo presente, um fardo a ser carregado no futuro. Há muitos jovens que amargam o fracasso e que, no fundo, culpam os pais e seus professores por não terem sido mais firmes na infância e adolescência. É importante lembrar que a infância mesmo que vivida com plena felicidade, não é um fim em si, mas uma etapa a ser superada. Crescer, desenvolver-se, é superar limites. No entanto é importante frisar que educar uma criança ou um jovem, longe de ser apenas impor-lhe limites, é, antes de mais nada, respeitando seus limites, ajudá-los cognitiva e emocionalmente a transpô-los, ir além deles. Os grandes educadores sabem que muitas vezes é preciso “puxar” seus alunos para que consigam transpor seus limites, levando-os a buscar novos conhecimentos que vão muito além dos seus desejos momentâneos. A partir dessas reflexões é que podemos discorrer sobre a importância de educarmos bem nossas crianças e jovens a fim de prepará-los para a vida adulta. Com muita clareza, precisão, bom humor e otimismo, Renato Casagrande bate um papo com os educadores sobre os limites que devem ser estabelecidos, respeitados e transpostos nas relações entre educador e educando.
Os Conflitos das Gerações e as Consequências desses Conflitos na Relação das Pessoas, Famílias e Sociedade
Análise das diferenças entre as gerações que convivem na atualidade, os conflitos existentes no encontro dessas gerações e os comportamentos dos protagonistas da geração Y. Também discute como lidar e obter melhores resultados no relacionamento com essa nova geração.
Professor Gestor – O Novo Papel do Profissional Professor
Apresentação e análise dos diferentes papéis que o professor de hoje precisa desempenhar no cotidiano de sua profissão para obter excelentes resultados. Os papéis que são analisados estão atrelados a quatro grandes competências que o professor precisa desenvolver: competências voltadas às relações humanas, competências voltadas aos processos internos da escola, competências voltadas ao ensino e aos resultados de aprendizagem, e competências voltadas ao ambiente externo da escola.
A Nova Identidade do Professor na Contemporaneidade: Ser Cientista, Artista e Tecelão de Mentes e Almas
Uma reflexão sobre a identidade do professor contemporâneo, seu papel, seus desafios e seu poder frente à uma sociedade em transformação.
Aprendizagem e Aprendizado Significativos
Pesquisas recentes comprovam que a metodologia da aprendizagem significativa têm exercido um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem na educação contemporânea. Os professores que têm utilizado dessa metodologia têm obtidos excelentes resultados, validando a tese de que os temas e conteúdos apresentados em aula devem ser como uma continuidade de assuntos com os quais os alunos tenham familiaridade. Essa nova metodologia choca em partes com a pedagogia tradicional, utilizada ainda pela maioria dos nossos professores. Neste tema, Renato Casagrande leva os professores a refletir e explorar estratégias de ensino que consigam superar a pedagogia tradicional, levando-o a adotar novas práticas de ensino em suas aulas.
Políticas Educacionais para a Formação Inicial e Continuada de Educadores: Desafios e Ações que Interferem uma Educação de Qualidade
Os desafios da profissão docente na atualidade. Uma reflexão sobre os problemas da formação inicial e continuada dos professores. Apresentação de modelos de formação inicial e continuada mais eficazes e efetivos. Que competências precisam ser desenvolvidas para que os professores se realizem mais e atinjam melhores resultados?
Novas Atitudes, Estratégias e Ações dos Educadores Frente ao Novo Perfil dos Alunos na Sociedade Contemporânea
Na primeira parte, é feita uma breve reflexão sobre os novos comportamentos dos pais, alunos e das pessoas em geral e uma análise do quanto e de como a escola precisa mudar para estar alinhada e conseguir gerar resultados neste mundo de grande complexidade. Na segunda parte, serão apresentadas estratégias e ações que visam sensibilizar os educadores na mudança de suas atitudes com o intuito de conquistarem essa nova geração de alunos e assim os ajudarem a atingir sucesso na sua vida em família, na sociedade e no campo profissional.
Transformando Professores em Grandes Líderes
Apresenta um enfoque novo da liderança, desenvolvendo nos educadores três grandes imperativos dos grandes líderes: propósito, talento e confiança. A metodologia utilizada é baseada em estudos de casos a partir de situações reais do cotidiano do professor. São aplicados vários instrumentos aos participantes com o objetivo de identificar os perfis de liderança existente nos grupos. Dinâmicas e exercícios são utilizados para fixar os conteúdos apresentados, tornando agradável e consistente.
Identidade e Profissão Docente no Ensino Superior: Construindo Caminhos para Passar do Ensinar à Ensinagem
Uma análise do ensino superior no contexto atual, suas tradições, finalidades e desafios. As novas relações com os alunos, o campo pedagógico e didático, os saberes , as concepções científicas, as inovações tecnológicas e outros aspectos relevantes são discutidos e analisados com os professores para que eles possam desenvolver um processo de ensino que resulte em aprendizagem.
O Potencial Transformador de um Professor: como Superar seus Obstáculos Interiores
Uma reflexão sobre a identidade do professor contemporâneo, seu papel, seus desafios e seu poder frente à uma sociedade em transformação. Análise das atitudes e ações dos educadores frente a esses desafios propostos e das competências que precisam ser desenvolvidas. Com muita clareza, precisão, bom humor e otimismo, Renato Casagrande bate um papo com os educadores sobre essas questões tendo como pano de fundo três imperativos dos grandes professores da atualidade: propósito, talento e confiança.
Educação, Ética e a Prática Docente
Reflexão sobre a prática docente na atualidade baseada em princípios éticos e nos valores morais. Inquietações e proposições sobre a relação da ética com o trabalho do professor. Como trabalhar a dimensão moral e a educação do caráter nas crianças e adolescentes? Estudos científicos mostram que o caráter, por não ser uma qualidade inata, pode ser ensinado às nossas crianças e jovens.
Competências Cognitivas e Socioemocionais para Garantir a Aprendizagem
As competências socioemocionais vêm ganhando cada vez mais força na sociedade contemporânea. Estudos científicos têm demostrado que essas competências não são inatas e fixas e podem ser desenvolvidas no ambiente familiar e escolar, principalmente por meio da afetividade. Que estratégias e ações podem ser implementadas pelos professores para o desenvolvimentos dessas competências? O que a escola precisa fazer para criar um ambiente que propicie esse desenvolvimento?
Reeducação Docente: Estratégias para Potencializar seus Resultados e Conquistar a Excelência em Sala de Aula
Vivemos na escola dos novos tempos em que se faz necessário uma reeducação docente. Na palestra são apresentadas e discutidas estratégias para que o professor promova mudanças significativas na sua prática e reconquiste o interesse e o desejo dos alunos pelo estudo e aprendizagem.
Liderança Autêntica Focada em Resultados
O século XXI chegou apresentando novas e desafiantes demandas aos líderes, exigindo cada vez mais uma gestão inovadora e focada em resultados. E como gerar resultados sem comprometer as relações humanas? Como inovar sem perder o controle? A resposta a essas questões depende da autenticidade do líder no seu trabalho. A liderança precisa ser genuína para que as pessoas assimilem as mudanças e assumam responsabilidade e comprometimento com os resultados.
Gestão Educacional na Contemporaneidade: as Novas Dimensões e suas Competências
Devido a sua complexidade e suas peculiaridades, a gestão educacional contemporânea exige novas competências e habilidades dos gestores, muitas vezes consideradas contraditórias e conflitantes. De um lado, espera-se que o gestor se volte ao ambiente interno para garantir eficiência nas atividades promovidas pela instituição. De outro, exige-se que se volte ao ambiente externo, estabelecendo redes de relacionamento e novos negócios para a instituição. Espera-se, também, que o gestor apresente resultados concretos, forçando-o a exercer pressão em sua equipe, sem comprometer o clima organizacional. E também que seja admirado e apreciado por alunos, professores, funcionários e toda a comunidade escolar. Todas essas atividades, que de imediato se mostram contraditórias, estão presentes no cotidiano do gestor educacional contemporâneo. Discute as grandes competências necessárias para os gestores lidarem com as dimensões da gestão e suas contradições.
Os Desafios da Gestão Educacional na Sociedade Contemporânea: como Obter Melhores Resultados a Partir da Mobilização e Comprometimento das Pessoas com os Objetivos da Instituição
Espera-se muito dos gestores educacionais na atualidade. Todo gestor é pressionado a apresentar resultados concretos, forçando-os muitas vezes a exercer pressão em sua equipe. Como obter resultados sem comprometer o clima e o ambiente da instituição educacional? Como conquistar melhores resultados e ainda obter a admiração e o respeito da comunidade escolar?
Uma Visão Sistêmica da Gestão Educacional com Foco na Gestão Pedagógica
A escola vive uma tensão permanente e o gestor precisa estar preparado para gerenciar esse clima e produzir ambiente favorável à aprendizagem e ao desenvolvimento das pessoas envolvidas no processo educacional. De outro lado, destacam-se aspectos relacionados com a organização como um todo: a responsabilidade técnica de ordem pedagógica, administrativa, legal, financeira, assim como a relativa à comunicação e à gestão de pessoas. O gestor precisa ter conhecimento e preparo para atuar em todas essas áreas e com os desafios comuns para qualquer organização: inovação, tecnologia, avaliação, posicionamento, pressão por resultados e profissionalização.
O uso de Indicadores na Gestão Educacional
Como medir resultados em uma instituição educacional? O que são indicadores? Como fazer a gestão com o uso de indicadores? Como criar indicadores? Quais os indicadores indispensáveis para uma gestão eficaz? Essas e outras questões são discutidas com apresentações de modelos e exemplos de aplicabilidade.
Gestão Estratégia e Empreendedora na Educação
Uma breve reflexão sobre os caminhos percorridos pela educação nas últimas décadas e sobre o ambiente que o gestor educacional vivencia em seu dia a dia a partir dos diversos desafios que enfrenta. Muitos gestores reclamam que não conseguem se desvencilhar dos problemas do cotidiano da escola sendo assim impossibilitados de desenvolver um pensamento estratégico para a instituição educacional. Como se desvencilhar desse cotidiano e conseguir empreender uma gestão estratégica e empreendedora na instituição?
Planejamento Estratégico na Instituição Escolar Orientado para Qualidade
O cenário de constantes mudanças, que acontecem em todas as organizações, tem exigido mais agilidade e assertividade na gestão escolar orientada para qualidade. O planejamento estratégico tornou-se uma ferramenta crucial para garantir essa agilidade e assertividade. Como desenvolver a cultura de planejamento? Quais são as fases a serem cumpridas? Que ferramentas e técnicas devem ser utilizadas? E, por fim, que atitudes são necessárias aos gestores e a todos os envolvidos no processo para que o planejamento de fato aconteça na instituição educacional?
A Equipe Pedagógica das Escolas: Novas Funções e Atribuições
É visível a pressão que sofrem os profissionais que compõem a equipe pedagógica de uma instituição educacional. Cada vez mais espera-se que essa equipe desenvolva e exerça novas funções e atribuições na escola. Como conciliar os diferentes interesses e funções e obter resultados nesse mundo complexo e carregado de desafios? Que funções e atribuições são essas? Como desenvolvê-las?
Como Promover a Mudança e a Inovação no Ambiente Educacional
É muito difícil e complexo promover mudanças significativas na instituição educacional. Estudos mostram que há em muitas instituições educacionais a cultura da resistência. Como identificar, remover ou lidar com os fatores de resistência? Quais são as forças motrizes que precisam ser trabalhadas para promover a mudança e a inovação?
Relacionamento Interpessoal e Gestão de Conflitos na Instituição Educacional
O objetivo é ajudar os gestores a refletirem sobre como e porque acontecem os conflitos na instituição educacional. Como reconhecer a diferença entre conflitos produtivos e contraprodutivos? Que estratégias podem ser usadas para resolvê-los? Quando o gestor deve ou não intervir? Que papéis o gestor deve desempenhar na condução dos conflitos? Ser mediador, coach, facilitador ou conciliador?
Avaliação Educacional: Subsídios, Estratégias e Ações para Melhoria dos Resultados
Os sistemas de avaliação educacional implantados em nosso país oferecem aos gestores muitas informações e subsídios para serem trabalhados na escola. Como e quando utilizar esses insumos para melhorar os resultados da escola? Que estratégias e ações implantar?
O Gestor e suas Relações com o Ambiente Externo – Negociação, Formação de Parcerias e Redes
Um meio que pode promover o crescimento e a sustentabilidade de uma instituição é a formação de parcerias estratégicas. No entanto, é necessário ter bastante cuidado na prospecção e escolha de prováveis parceiros. Como estabelecer parcerias que gerem resultados efetivos para a instituição? Que tipo de negociação deve ser feita? Quais as reais vantagens de uma parceria? Como pode ser estabelecida uma relação de troca em que todos ganhem?
Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade para Além dos “Rótulos” Estabelecidos
Discussão sobre a mobilização e organização das pessoas para atuar coletivamente na promoção dos objetivos educacionais. Quais são as possibilidades e atividades cotidianas do fazer pedagógico que precisam contar com a participação dos membros da comunidade escolar? Como os gestores podem influenciar a atuação dos professores , funcionários, pais e alunos para a efetivação dos objetivos da escola e envolvê-los na realização das ações educacionais necessárias para sua realização?
Os 8 Papéis do Gestor Educacional
O gestor é levado a refletir sobre os 8 papéis fundamentais que precisa desempenhar para conquistar resultados na gestão educacional. Os papéis são associados a competências fundamentais a serem desenvolvidas em quatro dimensões: resultados, processos internos, pessoas e ambiente externo. Na dimensão resultados, o gestor desempenha os papéis de diretor e produtor. A dimensão de processos internos exige do gestor o desempenho dos papéis de monitor e coordenador. Na dimensão ambiente externo o gestor desempenha os papéis de negociador e empreendedor. E, por fim, na dimensão humana o gestor precisa desempenhar os papéis de facilitador e mentor.
O Papel do Coordenador Pedagógico na Escola dos Novos Tempos
A gestão educacional na escola dos novos tempos exige novas competências e habilidades dos coordenadores pedagógicos, muitas vezes consideradas contraditórias e conflitantes. Essas competências podem ser classificadas em quatro grandes categorias e em cada categoria o coordenador precisa desempenhar papéis diferentes. Na categoria resultados, precisa ser um planejador e um produtor. Na categoria ambiente externo, precisa desempenhar os papéis de negociador e inovador. Na categoria do ambiente interno precisa ser coordenador e monitor. E na categoria das relações humanas precisa ser um facilitador e um mentor.
Gestão da Aprendizagem: Estratégias e Ações para os Gestores Obterem Melhores Resultados
Ensino ou Aprendizagem? Como posso dizer que ensinei se meus alunos não aprenderam? Há ensino se não houver aprendizagem? Apresentando também aos gestores algumas estratégias e ações que podem ser implementadas para garantir uma gestão da aprendizagem mais efetiva na instituição educacional.
Os Conselhos Escolares e Associação de Pais, Mestres e Funcionários: Estratégias e Ações para o Funcionamento Efetivo na Gestão Escolar
Embora a gestão democrática e participativa no ambiente escolar tenha sido discutida no início da década de 80, ganhou força e intensidade na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996. As escolas lutavam pela conquista de autonomia e ganharam importância na tomada de decisões perante a comunidade com os conselhos escolares. São abordadas as atribuições dos conselhos, os desafios e as habilidades e estratégias para que cada envolvido no processo possa fazer e acontecer.
Escola e Família, uma Parceria Necessária e um Desafio a ser Perseguido
Como os pais podem colaborar com o processo de ensino e aprendizagem dos seus filhos? Como desenvolver novas relações com os pais? Como atraí-los para a escola? Que estratégias e ações implantar? Como envolver professores e pais em um projeto transformador na escola?
Gestão da Comunicação e Marketing na Instituição Educacional
A gestão educacional tornou-se complexa demais exigindo dos gestores a utilização de estratégias e ferramentas de comunicação e marketing nas instituições educacionais. Apresenta os principais aspectos para a concretização de uma boa comunicação na instituição a partir do uso adequado de ferramentas e técnicas de marketing educacional.
O Líder Coach: Usando o Coaching como Filosofia de Liderança Educacional
Com o uso do coaching como filosofia e metodologia de trabalho os gestores podem conduzir pessoas e equipes à alta performance despertando e desenvolvendo potenciais adormecidos que existem nos profissionais que compõem a sua equipe. O gestor é convidado a assumir o seu papel de líder coach motivando, engajando e preparando sua equipe para evoluir continuamente e obter resultados efetivos e extraordinários para a instituição educacional.
Como os Líderes Educacionais Devem se Comunicar para Inspirar, Influenciar e Obter Resultados
Como implantar uma comunicação competente e inspiradora no ambiente educacional? A capacidade de entender, motivar e inspirar pessoas é uma das características mais importantes observadas nos líderes da atualidade. E todos esses líderes têm a comunicação como uma das principais e cruciais técnicas de liderança. É por meio do domínio dessa técnica que muitos conseguem se relacionar de forma eficiente com as pessoas e construir a confiança, que é pré-requisito essencial para o sucesso.
Cultura Organizacional no Ambiente Educacional: Crenças, Valores, Convicções, Atitudes e Comportamentos dos Educadores
Uma reflexão sobre a importância de se trabalhar com crenças, valores, convicções, atitudes e comportamento dos educadores para se obter um ambiente voltado à qualidade e a resultados significativos na educação.
Gestão Escolar de Excelência: Estratégias para Otimizar o Desempenho da Escola
A partir de estudos de autores contemporâneos que discutem a gestão escolar e análise criteriosa a partir de indicadores nacionais, foram mapeadas as principais estratégias adotadas por gestores que obtêm excelência na gestão das suas escolas. Na palestra são apresentadas e discutidas essas estratégias e formas de implantação na gestão escolar.