Curso: Como Desenvolver Competências Socioemocionais na Escola

Curso: Como Desenvolver Competências Socioemocionais na Escola

6 fotos


  • 0
  • 21 de agosto de 2018
Descrição do Evento

O Curso “Como desenvolver as Competências socioemocionais na escola” tem o intuito de sensibilizar os gestores e educadores sobre a importância do desenvolvimento da competência socioemocional na sala de aula, apresentada inclusive na Base Nacional Comum Curricular.

Nosso encontro promoverá reflexões e orientações necessárias para o desenvolvimento dessa competência.

Serão abordados temas para um projeto de formação dos profissionais da área educacional com foco nas habilidades e competências necessárias para que nossos alunos cuidem mais das emoções, sentimentos e tenham atitudes para a construção de um projeto de vida.

Ementa do Curso

O que é a habilidade socioemocional:
O documento de BNCC 2018 leva para sala de aula o componente humano, representado aqui em parte pelas habilidades socioemocionais necessárias para um bom desenvolvimento escolar, coloca o meio educacional em um momento ímpar. Para poder atender à esta demanda, compreender melhor tais conceitos darão a possibilidade de uma interação altamente produtiva e eficaz. Análise de dados de pesquisa.

As competências socioemocionais:
O professor no papel de orientação na formação pessoal e emocional do aluno. As competências, este profissional precisa desenvolver para melhor exercer seu papel e função. O profissional da educação sabe fazer o que precisa ser feito?

Qual a importância deste programa para o cumprimento desta meta por parte da escola:
A escola tem metas a serem atingidas, cada uma delas dizem respeito ao processo educacional, complexo por natureza e desafiador por excelência. Como lidar melhor e introduzir um plano de ação, visando a implementação de projetos que levem a cabo a implementação.

Qual a importância deste programa para o desempenho e resultados do professor:
Colaboração deste programa no desempenho de todos os envolvidos na dinâmica escolar, o papel e desempenho do professor neste cenário.

O profissional de educação e a base emocional:
O que o profissional precisa saber sobre base emocional e como poder elaborar no seu cotidiano. Teoria e prática neste contexto. As contradições do campo emocional e uma visão sobre como o ser humano funciona, nossos mecanismos de defesa e fuga, nossas ações e reações. O processo de consciência e percepção.

O que eu faço com o que vem do outro:
Conhecimentos de neurociência e psicologia que colaboram com a compreensão dos problemas de ordem inter relacional e intra relacional. Os grandes conflitos originários dos processos relacionais.

A visão sistêmica complexa sobre os problemas vivenciados em sala de aula e soluções:
Este é um olhar que pode mudar o contexto e visão de uma sala de aula, das relações interpessoais no ambiente escolar e da origem dos conflitos. Poderá ser introduzido e elaborado para que o educador tenha em mãos mais uma ferramenta propicia para o desenvolvimento de seus planos e metas referentes ao seu desempenho profissional e dos resultados obtidos com suas ações.

Avaliação das áreas da vida: o que tenho, o que quero e o que falta:
Olhar perceptivo e abrangente na dinâmica vivencial em todas as áreas da vida, poderá dar um panorama distinto do que imaginamos viver. O ser humano é complexo e o mesmo que exerce uma função profissional, também exerce outras funções com papeis distintos. Medir o estado atual para poder gestar mudanças e poder compreender melhor a si mesmo, lançando um olhar para o que realmente importa realizar, mudar e desenvolver em si mesmo, gerará um impacto importante e crucial na mudança de percepção sobre si mesmo e das relações com o mundo ao seu redor.

Ferramentas de superação e mudança de estados emocionais:
Existem ferramentas de suporte para o processo de desenvolvimento pessoal e mudança de comportamentos, analisaremos algumas com a perspectiva de colaborar na dinâmica

Baixe seu Certificado!

Sobre os Palestrantes

X