ferrazeventos@ferrazeventos.com.br

marcus garcia

  • Doutorando em Gestão da Informação
  • Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
  • Especialista em Gestão do Conhecimento nas Organizações
  • Pedagogo especialista em Gestão Educacional, Educação Infantil e Ensino Fundamental
  • Analista de Sistemas especialista em Organização de Empresas, Sistemas Informatizados e Métodos de Trabalho
  • Pesquisador nas áreas da aprendizagem e docência na contemporaneidade
  • Escritor e autor de livros, ensaios e artigos científicos, publicados no Brasil e em outros países
  • Professor universitário na graduação e pós-graduação em cursos de gestão, estratégia, comunicação e docência

Programa de formações contínuas

Gestão Educacional

Carga horária: 30H

Modalidade: Híbrido com 15H presenciais

  • Perspectiva histórica das concepções educacionais para escola básica
  • Perspectiva social da educação básica e discussão guiada sobre a formação da docência para o trabalho pedagógico
  • Discussão sobre como atender as especificidades da sua comunidade escolar
  • A gestão educacional como facilitadora do planejamento escolar numa perspectiva histórico-social
  • Promovendo o trabalho multidisciplinar dentro da escola (docência, pedagogia, psicologia e tecnologia)
  • Prática de planejamento educacional

Carga horária: 20H

Modalidade: Híbrido com 10H presenciais

  • Perspectiva histórica da formação inicial de docentes no Brasil e aspectos legais sobre a atuação docente na Educação Básica.
  • Discussão sobre a priorização da formação contínua em função de critérios gerais e específicos de cada realidade local e sua relação com a progressão funcional na carreira docente da escola básica no Brasil
  • Promovendo o trabalho multidisciplinar junto da equipe docente para consciência da atualização permanente (pedagogia, didática, conteúdo e tecnologia)
  • Prática de planejamento de formações

Carga horária: 30H

Modalidade: Híbrido com 15H presenciais

  • Perspectiva histórica das modalidades de ensino e as tecnologias neste contexto
  • Discussão sobre a organização institucional para oferta de ensino na modalidade não presencial
  • Os limites conhecidos sobre o rendimento das crianças na modalidade não presencial
  • O Ensino Híbrido como aliado na diversificação e enriquecimento curricular
  • Prática de planejamento para implementação de Ensino Híbrido

Gestão Escolar

Carga horária: 20H

Modalidade: Híbrido com 10H presenciais

  • Perspectiva histórica dos movimentos sociais relacionados à educação
  • Planejamento participativo: prática de organização por áreas de interesse para engajamento
  • Aplicação da técnica de pesquisa survey para estabelecer pauta de engajamento
  • Prática de planejamento participativo

Carga horária: 20H

Modalidade: Híbrido com 10H presenciais

  • Perspectiva histórica sobre a logística como fundamento para a organização de uso de espaços compartilhados e dedicados
  • A medida da eficiência e da eficácia operacional em ambientes de uso compartilhado, em busca da efetividade de uso
  • Aplicação da técnica de criação de regras de uso para espaços e atividades
  • Prática de organização de tempos e espaços

Prática Docente

Carga horária: 20H

Modalidade: Híbrido com 10H presenciais

  • Apresentação e discussão sobre os objetivos do Plano de Ensino
  • Os conteúdos adequados a cada premissa de um Projeto Político Pedagógico (caso prático)
  • Escolhendo a metodologia ativa mais adequada ao Plano de Ensino
  • Relacionando a BNCC com o Plano de Ensino (premissas gerais)
  • Montagem guiada de um Plano de Ensino com base na BNCC usando metodologias ativas de ensino

Carga horária: 30H

Modalidade: Híbrido com 15H presenciais

  • Perspectiva histórica das metodologias ativas de ensino
  • Fundamentos sociológicos e psicológicos para aplicação das metodologias ativas
  • Recursos digitais e não digitais: qual escolher em cada contexto curricular
  • Apresentação de caso prático com Plano de Aula usando Metodologias Ativas
  • Resolução guiada de dois casos de Plano de Aula usando Metodologia Ativa: com recurso digital e não digital

Carga horária: 30H

Modalidade: Híbrido com 15H presenciais

  • Perspectiva histórica da flipped classroom
  • Fundamentos sociológicos e psicológicos para a flipped classroom
  • Flipped classroom com recursos digitais e não digitais: qual escolher em cada contexto curricular
  • Apresentação de caso prático com Plano de Aula usando Metodologias Ativas com flipped classroom
  • Resolução guiada de dois casos de Plano de Aula usando Metodologia Ativa com flipped classroom: com recurso digital e não digital

Palestras e cursos para professores e equipe gestora do Ensino Fundamental

Palestras e/ou cursos (1,5h a 3h)

  • Ementa: Considere as metodologias ativas de ensino como uma grande caixa de ferramentas. Elas podem ser aplicadas nas mais diversas situações e desafios de aprendizagem, tanto utilizando recursos digitais quanto os convencionais. O funcionamento da mente humana reserva surpresas quanto à velocidade e capacidade de aprendizagem de cada indivíduo, mas segue um padrão de comportamento conhecido em relação ao mecanismo que conduz à aprendizagem. Trabalhando com a metodologia adequada a cada desafio de aprendizagem e característica dos aprendizes, pode ser possível atingir bons resultados ao estimular o protagonismo dos estudantes.
  • Ementa: Projetos interdisciplinares podem ser um poderoso aliado para proporcionar a integração dos estudantes em torno de temáticas que eles considerem relevantes à sua realidade. Podem também abrir a oportunidade para que o exercício do protagonismo discente estimule a participação das famílias, inclusive gerando engajamento de outros setores da sociedade. Em cada realidade local há temas relevantes a serem observados e abordados no contexto escolar, estimulando a percepção do estudante em relação ao mundo do qual participa.
  • Ementa: O PPP é um documento de referência, e deve ser uma legítima diretriz condutora dos princípios que estimulam o pensamento da comunidade escolar que o criou. Sua atualização periódica é importante para garantir que as competências, habilidades, atitudes e valores que se quer estimular nos estudantes, sejam compartilhados e refirmados por todos. Ignorar esta necessidade, gera o retardamento no acompanhamento da dinâmica da sociedade. O PPP deve ser periodicamente revisto para que o pensamento coletivo seja aprimorado.
  • Ementa: Organizações escolares bem-sucedidas, são invariavelmente, aquelas que conquistam alto desempenho de seus estudantes. O conceito de sucesso para uma organização escolar pode passar por diversos componentes de avaliação, mas é no efetivo aprendizado dos estudantes para a vida que ele é coroado. O nível de desempenho, por sua vez, também é um indicador importante e é medido institucionalmente por avaliações internas e externas. Por isso é tão importante rever periodicamente as práticas que fazem as instituições de ensino levarem seus estudantes a conquistarem os melhores resultados.
  • Ementa: A base do sucesso e do alto desempenho nas organizações de todos os tipos está na qualidade das relações humanas que se estabelecem em seu contexto. As equipes gestora, pedagógica, docente e administrativa precisam exercitar o mapeamento das relações humanas para compreender os interesses que movem os grupos e as pessoas que deles participam. Responsabilidade da gestão enquanto execução, mas de todas as equipes enquanto clima organizacional, a prática constante da melhoria tornará o trabalho mais prazeroso colaborando ao aprendizado das crianças.
  • Ementa: Uma atuação gestora de sucesso, deve ter suas bases e seus fundamentos alicerçados na boa comunicação. Comunicar-se a não é apenas emitir mensagens, ou considerar o papel que cada um desempenha e suas responsabilidades. É imprescindível à equipe gestora entender como o melhor alinhamento, participação efetiva mediante engajamento e criação do sentimento de pertença podem ser determinantes em seu contexto. Estes são elementos que interferem na qualidade de tudo que é pensado, articulado, proposto e realizado.

Palestras para atualização (1,5h)

  • Descrição: Uma reflexão inspiradora sobre uma visão integrada da BNCC e seus desdobramentos para que ela seja levada à prática dentro do seu contexto escolar.
  • Descrição: Uma discussão guiada sobre a importância do currículo que dá significado e se insere num contexto que seja reconhecido pela comunidade escolar tornando-o, portanto, factível.
  • Descrição: Os papéis de gestão em uma escola (direção, supervisão, coordenação etc.), na maioria das vezes é ocupado por alguém da docência que geralmente não tem formação ou preparo específico para isto. Nesse contexto, não é bom improvisar, mas é imprescindível que quem ocupar esse papel, saiba quais são as técnicas mínimas a serem aprendidas e/ou aprimoradas para que possam ser colocadas em prática à serviço de uma gestão eficaz.

Palestras inspiradoras (1,5h)

  • Descrição: Sobre porque a transformação individual pode ser consequência do processo da educação escolar e como ela é condição essencial para que a educação cumpra com seu maior objetivo: que as crianças aprendam.
  • Descrição: Há algumas perguntas que não deveríamos fazer a um professor ou professora. Quantos livros você lê por mês? Quais revistas você lê periodicamente? Quantos artigos científicos sobre temas como aprendizagem, desenvolvimento da mente humana, metodologias de ensino e assuntos correlatos à sua prática você tem lido mensalmente? Por que há tantas pessoas que julgam essas perguntas como ofensivas? Esta é uma palestra para dizer aquilo que muitos gostariam de falar, mas não tiveram a chance.

Palestras para a família de crianças no Ensino Fundamental

Palestra para a família (1,0h)

  • Descrição: A escola tem uma missão muito árdua e para ela depende integralmente da família: mostrar para as crianças que há um mundo de saberes além do lugar comum, do senso comum e das mídias sociais. A família, por sua vez, precisa do auxílio da escola para exercer seu papel de estimulação e cultivo aos bons valores, apoio e suporte necessários à sua caminhada rumo às descobertas de um mundo em constante transformação. A escola, por sua vez, depende da família para mostrar às crianças as possibilidades que o aprendizado e os novos conhecimentos que surgem a cada dia as ajudarão a compreender o mundo com olhar crítico e transformador de sua própria realidade.
Scroll to Top