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Júlio Furtado

Júlio Furtado é professor, pedagogo e psicólogo. Mestre e Doutor em Educação com 40 anos de atuação em escolas e universidades. Realiza formação de professores e gestores educacionais em todo o Brasil há 30 anos. Exerce a docência na Educação Básica e no Ensino Superior há 40 anos. Atualmente, dedica-se à formação de gestores escolares e professores já tendo atuado em mais de 900 cidades brasileiras. Já desenvolveu trabalhos no Chile, na Argentina e no Uruguai. É ex-reitor universitário e autor de diversos livros, dentre eles Aprendizagem Significativa, Professor: vida, morte e ressurreição e Vínculos e aprendizagem, além de colunista em diversas revistas e jornais.

  •  Ação docente (Metodologias, Planejamento e Relação professor-aluno)
  • Avaliação (Aprendizagem, Institucional e Desempenho do professor)
  • Gestão Escolar (Desenvolvimento de habilidades de liderança)
  • Coordenação Pedagógica (Desenvolvimento de competências pedagógicas)
  • Construção e atualização de Referenciais Pedagógicos Municipais e PPPs (Projetos Político-pedagógicos) em acordo com a BNCC.
  • Consultoria para elevação do IDEB
  • Desenvolvimento de competências socioemocionais

PALESTRAS E CURSOS PROPESSORES E GESTORES

Sinopse: A gestão pedagógica e seus desafios em tempos de pandemia. A BNCC, o currículo e suas funções. Aprendizagens essenciais, importantes e acessórias. Conteúdos estruturantes e marcos de aprendizagem. Aprendizagem X desempenho. Os processos da gestão curricular em espiral. A gestão da aprendizagem essencial no ensino híbrido.

Sinopse: Abordagem de temas como adaptação ao novo, resistência à mudança, comunicação e flexibilidade num contexto de mudança dos paradigmas educacionais tendo como foco o professor.

Sinopse: Emoção e sua dinâmica. Conceito e classificação das competências socioemocionais. Como desenvolver as CSE na escola? CSE e Currículo: quais caminhos possíveis? A cultura de acolhimento na escola.

Sinopse: O que é a BNCC. Parâmetros, Diretrizes e Base curricular. BNCC e currículo. Impactos da BNCC na prática. Principais desafios para o professor. O desenvolvimento de competências. As competências gerais da BNCC. A estrutura do documento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Os fundamentos pedagógicos.

Sinopse: Gestão da relação interpessoal: O que sei sobre eles? Criação de vínculos (olhar); Gestão da conduta: A quem cabe? Os pré-requisitos não estão prontos. Regras e princípios. Regras morais e regras convencionais. Disciplina e incivilidade. Gestão da aprendizagem: O sentido do conteúdo para o professor. A crença de como se aprende. Do sentido ao significado. Mediação da aprendizagem. Ensinar conteúdos X desenvolver competências. Avaliar para garantir a aprendizagem.

Sinopse: O olhar inclusivo. Os componentes do “amor pedagógico”. Vínculos e alteridade. Aprendizagem e interação social. A mediação relacional na sala de aula.

Sinopse: A palestra faz uma reflexão a respeito da prática docente, a partir do discurso da mudança versus a prática da continuidade. Partindo de uma rápida descrição sobre o contexto da aprendizagem e da mudança de hábitos, faz se um relato dos principais comportamentos que dificultam uma prática real do “aprender a aprender” e, por isso, precisam ser “desaprendidos” pelo professor.

Sinopse: Os processos psicológicos da Aprendizagem. As contribuições da Neurociência. Leitura de mundo, Mediação e Aprendizagem. A reconstrução do conhecimento. Etapas para uma aprendizagem eficaz.

Sinopse: Os pressupostos de um planejamento engajado. Planejar a aprendizagem é planejar a mediação. O conceito de currículo e as diversas formas de “leitura” de sua função. O currículo em espiral como caminho mais viável. Os componentes de uma aprendizagem significativa. A aprendizagem dos conteúdos estruturantes como prioridade.

Sinopse: As lições da avaliação no período pandêmico. O ato de avaliar como ato final do processo de aprendizagem. As três fases inegociáveis do processo de avaliação. A avaliação reguladora como caminho mais viável para a escola. O desafio da codificação na avaliação reguladora. Os instrumentos possíveis.

Sinopse: A Pedagogia Ativa de novidade não tem nada. Os precursores do conceito. Estamos falando de uma Pedagogia engajadora. As ações que caracterizam a atividade no ato de aprender. O papel do professor numa Pedagogia Ativa. Os modelos mais consagrados e a necessidade de criarmos modelos adaptados ao contexto que se vive.

Sinopse: As tendências convergentes da Educação: personalização, hibridização, experimentação e integralização. Pedagogia Diferenciada, a Roteirização do ensino e a Pedagogia Ativa. Uso da Tecnologia, a sistematização da Apz.e a curadoria do ensino. A Pedagogia de projetos e a “Itineralização”. A Educação Socioemocional e a intersetorialização da escola.

Sinopse: De quem é a responsabilidade quando o aluno não aprende? O nível discente e a avaliação da aprendizagem. O nível docente a avaliação do desempenho docente. O nível escolar e a avaliação institucional.

Sinopse: O conceito de Empreendedorismo. A ação empreendedora como concepção do futuro que vai além dos sonhos. O real empreendedorismo exige o compromisso com a coletividade, com o bem-estar de todos. A criatividade, a curiosidade e o erro como fatores impulsionadores do empreendedorismo. A Pedagogia Ativa e o papel da inovação.

Sinopse: O professor como agente comunicador. Afinal o que o professor comunica? O professor como receptor de mensagens. Percepção e aprendizagem. A principal linguagem do professor é a Transposição Didática. Competências do professor para uma comunicação efetiva. As contribuições da Programação Neurolinguística (PNL). A gestão do conflito na sala de aula: o exercício do poder e a gestão da disciplina.

Sinopse: A palestra reforça a noção de Aprendizagem Significativa, abordando as seguintes questões: Conceito e mecanismos da aprendizagem significativa; A estrutura “arquivística” X a estrutura de rede do cérebro humano e suas consequências na sala de aula; A necessidade e as características da sociointeração entre professor e aluno; As três etapas de uma aula significativa.

Sinopse: O sentido de desenvolver competências. Ensinar conteúdos X desenvolver competências. Competências docentes e competências discentes. A especificidade da avaliação de competências. Desdobrando competências em evidências.

Sinopse: Poder, liderança e suas inter-relações. Os tipos de poder e suas consequências. Liderança e motivação. Tendências atuais em liderança. A liderança na sala de aula e seus efeitos na aprendizagem. Que processos o professor lidera? Professor: líder servidor? Como liderar para favorecer uma aprendizagem significativa?

Sinopse: A transição do paradigma comportamental para o paradigma dialogal e as crenças limitantes que emperram o processo. O conceito de Projeto e sua relação com a aprendizagem significativa. As etapas da promoção de uma aprendizagem significativa e as etapas de confecção de um projeto de trabalho. Etapas da elaboração e construção coletiva de um Projeto de Trabalho. A questão da Interdisciplinaridade. O Pensamento Complexo e o trabalho com projetos. A atitude do professor diante do trabalho com projetos. Exemplos práticos.

Sinopse: A sociedade, a escola 1.0, 2.0 e 3.0. Preocupações da sociedade e da escola do nosso tempo. A Sociedade 3.0: o que virá por aí? A horizontalização do conhecimento e o enfraquecimento da propriedade intelectual. A evolução dos paradigmas de Educação e as características da Escola 3.0. O currículo e suas dimensões. Barreiras à consolidação de um currículo 3.0. Os caminhos da Avaliação da aprendizagem na escola do futuro. A evolução dos paradigmas de avaliação. Avaliação Integradora: é assim que será. As etapas da Avaliação Integradora. Os componentes da Avaliação Integradora e a postura do educador nesse contexto. Os guias de estudo e as atitudes recomendáveis.

Sinopse: Contextualização conceitual: do quê estamos falando? Por que essa urgência se instalou? Reflexões e dilemas da implementação das metodologias ativas em sala de aula. Características comuns às Metodologias Ativas. Fundamentos epistemológicos. Metodologias ativas que têm apresentado bons resultados na prática.

Sinopse: As origens do modelo de avaliação que conhecemos e praticamos. As diferentes concepções de Avaliação ao longo do tempo. O conceito de Avaliação coerente com uma postura construtiva. As contradições entre Avaliar e Constatar. Avaliar X dar notas. Avaliação como resultante de um compromisso social. As principais resistências. Dicas para uma Avaliação mais coerente.

Sinopse: O erro e a avaliação da aprendizagem. O conceito de erro produtivo. Os diferentes tipos de erro e a atitude do professor. A ressignificação necessária do conceito de erro.

Sinopse: Professor não é mais aquele que professa a verdade, mas aquele que confessa o não-saber, abraça o compromisso de se re-inventar e adota uma postura de aprendiz. A postura de vir-a-ser é essencial nesse processo, pois permite o vir-a-ser do aluno e colabora para o fazer crescer. Os perigos invisíveis da abdicação e da somatização e os cuidados necessários. Os elementos que colaboraram para o enfraquecimento da identidade do professor nas últimas décadas. Os desafios da pós-modernidade e alguns caminhos para a superação. As atitudes que constroem ânimo para o trabalho. A leitura de mundo e a mediação da aprendizagem. Uma sugestão de caminho para a escola pós pandemia.

Sinopse: Retrata o desafio do professor de trabalhar as competências em sala de aula. Qual o lugar dos conteúdos. Estamos diante de palavras opostas? Como construir o trabalho por competências em sala de aula?

Sinopse: Vida: o perigo iminente da morte manifesto através da postura desmotivada, da abdicação e somatização comum à categoria. Morte: o risco de “suicídio profissional” presente em algumas atitudes. A necessidade de encarar a autosuperação. Ressurreição: a reinvenção da ação docente na metodologia, na avaliação e na formação continuada.

Sinopse: O discurso da diversidade X a prática da homogeneidade. As barreiras da dimensão institucional. A escola como instituição “homogeneizadora”. As barreiras da dimensão subjetiva. O professor como pessoa e suas limitações. As identificações com a maioria e com as minorias. O direito à aprendizagem e a diversidade de formas de aprender. Algumas ações possíveis.

Sinopse: O sentido da mediação da aprendizagem. A tríade Professor – Aluno – Conhecimento no processo de mediação de aprendizagem. O processo da Aprendizagem Significativa. A estrutura de uma aula significativa. Algumas estratégias recomendadas para o Ensino Superior.

PARA EQUIPE DE LÍDERES SUGERIMOS AS PALESTRAS ABAIXO

Sinopse: O conceito de poder e seus componentes. Os tipos de poder e suas características. A liderança de habilidades e a liderança de atitudes. O controle deliberativo e a gestão da imagem. O controle homeostático e a gestão da qualidade de vida. A gestão da possibilidade e do autoconhecimento. O ato de gerir: afinal o que é isso? As funções do gestor escolar e as funções do gestor pedagógico. Delegar X abdicar. Os componentes dinâmicos da liderança escolar. A gestão do compromisso e a gestão da motivação docente. A liderança na escola e o imperativo da gestão das atitudes educadoras.

Sinopse: Filosofia e Psicologia da mudança. As fontes de resistências. Logos, Pathos e Ethos. Técnicas de convencimento. Traduzindo diretrizes em conceitos. Como criar consenso na escola. Indo além da avaliação. Visão, missão e slogan. Aprendizagem através da resolução de problemas. Planejando para acontecer.


Sinopse: O conceito e o sentido da formação continuada de professores. Fatores que justificam e tornam urgente a formação continuada. Os três eixos da FC de professores: o eixo científico, o eixo pedagógico e o eixo pessoal. O papel da equipe gestora com relação à FC de professores. A especificidade da profissão docente. Os temas essenciais a serem trabalhados. A importância de cada modalidade de formação. As fontes de conhecimento. A combinação entre eventos formadores e o cotidiano formador na escola.

Sinopse: De quem é a responsabilidade quando o aluno não aprende? A aprendizagem dos alunos pode ser o único parâmetro de avaliação do desempenho dos professores? A combinação de estratégias. As etapas de uma avaliação coerente. O que avaliar? Como lidar com a resistência? O caminho das experiências bem-sucedidas. Obstáculos. Alguns consensos.

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