ferrazeventos@ferrazeventos.com.br

Geraldo Almeida

Psicanalista, Educador, Escritor e Conferencista É Doutor em Letras/Literatura – Área de Concentração em Teoria Literária pela UFSC: Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Mestre em Letras/Literatura – Área de Concentração – Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2000). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (1995). Foi, por 4 anos, professor da UFPR: primeiramente do DEPLAE: Departamento de Planejamento e Administração Escolar e depois do DECOM: Departamento de Comunicação.

Tem experiências de trabalhos internacionais: em 2011 na África, em Moçambique, numa Cooperação Internacional entre Alemanha e Moçambique, onde implantou um Programa de Avaliação em Leitura e Escrita e em 2015 esteve na Bolívia, numa Cooperação Internacional entre Espanha e Bolívia, para onde levou seu projeto de Educação Baseada no Cuidado, no Amparo e no Afeto .

EM 2017 trabalhou a convite do Consulado Brasileiro na Itália, percorrendo as cidades de Roma, Bologna e Firenze. Trabalhou como Professor de Educação Infantil, Séries Iniciais e Finais e Ensino Médio por mais de 10 anos. Para Instituições de Ensino Superior já esteve trabalhando para: FGV: Fundação Getúlio Vargas , FAE, FAMEC, Faculdades OPET, PUC-PR, UP: Universidade Positivo, dentre outras.

Suas experiências com EaD começaram em 1999, na DTCOM, com cursos livres. Depois passou a trabalhar na EaDCOM/Unitins em cursos de graduação e de pós-graduação, e entre 2013 e 2014 foi Coordenador de Pós-graduação a Distância e presencial no Grupo Uninter. Já foi consultor de EaD do Instituto Monitor e MEB: Movimento Educacional Brasileiro, órgão ligado à CNBB: Confederação dos Bispos do Brasil. Em 2010 passou a integrar o GEPETE: Grupo de Estudos, Professor, Escolas e Tecnologias Educacionais e em 2011 ingressou, como avaliador do Estado do Paraná, no programa UCA: Um Computador por Aluno. Na área de editoração é presidente do Conselho editorial da Pró-Infanti Editora e faz trabalhos de consultorias para redes como: Dom Bosco , Pitágoras, Editora Positivo, Editora Moderna, KROTON Educacional, dentre outras. Faz parte do conselho editorial da Editora Juruá de Curitiba e é consultor/avaliador ad hoc de 2 revistas científico-pedagógicas no Brasil: Revista de Estudos Pedagógicos do MEC e Revista Científica da UNOPAR. É autor de mais de 50 livros e escreve para Jornais e Revistas Educacionais mensalmente.

temas palestras

1- Como entender, gerenciar e solucionar conflitos escolares entre alunos, ou entre professores e alunos e ainda interferir no desinteresse e na falta de motivação de todos para com a escola?
2- Por onde começar a trabalhar para solucionar as dificuldades de aprendizagem de leitura, escrita e produção de textos dos alunos de educação básica?
3- Novas formas de trabalhar os conteúdos a partir de mapas conceituais: técnicas, metodologias e práticas envolvendo todas as disciplinas do currículo.
4- Os métodos de avaliação mais pertinentes em cada idade e série. Eles existem, mas como colocá-los em prática para melhorar o rendimento dos alunos e da escola?
5- A gestão escolar na prática: fatos, dados, índices e indicadores como ferramentas de gerenciamento escolar.
6- E quando os filhos não podem ser aquilo que os pais sonharam? Orientação e diálogo com pais em tempos de sociedade desorientada e em transformação.
7- Emoção na sala de aula: bases conceituais e científicas para o trabalho com as competências socioemocionais das crianças e dos adolescentes.
8- Sequência didática na educação infantil: o que é e como se faz?
9- O professor inesquecível: atitudes e comportamentos necessários para aqueles que querem amar (ou descobrir) ainda mais o ofício de educar.
10- Teoria e prática em psicomotricidade: atividades, gestos e atitudes baseados nas ações de corpo e mente.
11- Ler, escrever e pensar; práticas de desenvolvimento de gosto pelas múltiplas possibilidades de leituras.
12- Práticas de alfabetização e letramento: desvendando os mistérios e as atitudes dos educadores que alfabetizam com encantamento e competências.
13- Bases neuropsicológicas da aprendizagem: o que as ciências do cérebro e da saúde podem fazer para ajudar na compreensão da aprendizagem e do comportamento de crianças e jovens em idade escolar?
14- A medicalização da educação: como entender, ajudar e trabalhar com crianças que fazem uso de medicamento, a exemplo da ritalina?
15- Minha escola recebeu alunos para inclusão. O que faço agora? Metodologia de trabalho inclusivo baseado no cuidado, no afeto e na empatia.
16- Educação infantil baseada na tríade: cuidado, amparo e afeto. As novas orientações afeto-emocionais para o trabalho em creches e em centros de educação infantil – CMEIS 
17- Limites: educar com amor e coerência nas ações diárias da escola e da família
18- Para abrir o coração: o trabalho docente como prática de felicidade
Scroll to Top