2- Por onde começar a trabalhar para solucionar as dificuldades de aprendizagem de leitura, escrita e produção de textos dos alunos de educação básica?
3- Novas formas de trabalhar os conteúdos a partir de mapas conceituais: técnicas, metodologias e práticas envolvendo todas as disciplinas do currículo.
4- Os métodos de avaliação mais pertinentes em cada idade e série. Eles existem, mas como colocá-los em prática para melhorar o rendimento dos alunos e da escola?
5- A gestão escolar na prática: fatos, dados, índices e indicadores como ferramentas de gerenciamento escolar.
6- E quando os filhos não podem ser aquilo que os pais sonharam? Orientação e diálogo com pais em tempos de sociedade desorientada e em transformação.
7- Emoção na sala de aula: bases conceituais e científicas para o trabalho com as competências socioemocionais das crianças e dos adolescentes.
8- Sequência didática na educação infantil: o que é e como se faz?
9- O professor inesquecível: atitudes e comportamentos necessários para aqueles que querem amar (ou descobrir) ainda mais o ofício de educar.
10- Teoria e prática em psicomotricidade: atividades, gestos e atitudes baseados nas ações de corpo e mente.
11- Ler, escrever e pensar; práticas de desenvolvimento de gosto pelas múltiplas possibilidades de leituras.
12- Práticas de alfabetização e letramento: desvendando os mistérios e as atitudes dos educadores que alfabetizam com encantamento e competências.
13- Bases neuropsicológicas da aprendizagem: o que as ciências do cérebro e da saúde podem fazer para ajudar na compreensão da aprendizagem e do comportamento de crianças e jovens em idade escolar?
14- A medicalização da educação: como entender, ajudar e trabalhar com crianças que fazem uso de medicamento, a exemplo da ritalina?
15- Minha escola recebeu alunos para inclusão. O que faço agora? Metodologia de trabalho inclusivo baseado no cuidado, no afeto e na empatia.
16- Educação infantil baseada na tríade: cuidado, amparo e afeto. As novas orientações afeto-emocionais para o trabalho em creches e em centros de educação infantil – CMEIS
17- Limites: educar com amor e coerência nas ações diárias da escola e da família
18- Para abrir o coração: o trabalho docente como prática de felicidade