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Célia Godoy

Mestre em Psicologia Social, Pedagoga, Pós-Graduada em Metodologia e Didática do Ensino Superior e Dificuldades de Aprendizagem. Especialista em Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Recursos Humanos. Aperfeiçoamento pela USP em Fundamentos da Coordenação Pedagógica e Fundamentos das Áreas do Conhecimento. Pioneira em grupo de Assessoria na 2ª Delegacia de Ensino da P.M.S.P.

Assessora Educacional/Empresarial com habilidade em implementação da BNCC via reorganização Curricular, Pedagogia de Projetos, Avaliação Múltipla,

Planejamento Estratégico, Planos de Ação, Identidade e Construção do Papel Social (Pais, Educadores,  Educandos, Gestores Escolares), Resolução de Conflitos, Gestão da Sala de Aula. e Construção de PPP.

Assessora Pedagógica da Rede Pitágoras, Editora Moderna e Abril Educação – Editoras Ática e Scipione…

Trabalhos divulgados nas Revistas: Direcional; Páginas Abertas; Linha Direta; Educação; Época; Editora Didática, Gestão Escolar, Jornal da Escola Particular.com. e Revista Científica de Psicopedagogia da ABPP.

Agente Formador e Palestrante do SIEEESP, INADE, AMEESP, CAEE, EDUTEC e APROFEM e AEC.

Ministra palestras motivacionais e desenvolve oficinas, workshops e cursos em escolas públicas, particulares e empresas.

Gestora, Professora e Coordenadora do curso de Pós Graduação Lato Sensu “Gestão Pedagógica nas Instituições Educacionais”.

Livros publicados: Avaliação Nossa de Cada Dia; Coautora dos livros: Encontros com Educadores, A Criança de seis anos – Reflexões e Práticas. Organizadora do livro: Todo Dia é Dia de Poesia. 

palestras

Tendo em conta o cenário atual e as inseguranças impostas à nossa realidade, a escola de hoje não está imune às influências da crise global, o que abre possibilidades para que os gestores revejam a maneira como exercem a liderança. Neste sentido, é imprescindível desvelar o poder das competências emocionais necessárias para uma liderança compassiva e efetiva, revendo estratégias para cultivar relacionamentos saudáveis e estimular o crescimento pessoal/profissional de todos os colaboradores. O poder transformador do amor na liderança cria um ambiente de trabalho inspirador, colaborativo e resiliente? Você acredita no poder transformador do amor na liderança e na construção de um mundo mais justo e solidário?

A essência da liderança humanizada, aliada à tríade dos grandes propósitos, é de suma importância para promover um ambiente de trabalho inspirador, ético e motivador. A reflexão sobre as estratégias para a construção dos grandes propósitos é indispensável para o desenvolvimento de habilidades da liderança humanizada, que incentiva a empatia, autonomia e bem-estar de cada pessoa. Por que a liderança humanizada pode potencializar resultados extraordinários? Como nutrir e alinhar esses propósitos, criando um ambiente colaborativo? Quais estratégias são imprescindíveis para efetivar o engajamento das equipes? Compreender como a liderança humanizada pode potencializar resultados extraordinários é o nosso foco.

Novas competências são necessárias para os gestores escolares diante das mudanças sociais, tecnológicas e educacionais. Essas competências atuam como ferramentas e atitudes indispensáveis para enfrentar os desafios do cenário educacional contemporâneo. Nesse contexto, quatro dimensões fundamentais (técnica, política, ética e estética) orientam a definição dessas novas competências, delineando um caminho para uma liderança eficaz. Como podemos integrar essas dimensões na gestão escolar para consolidar uma educação de excelência, formando os estudantes para um mundo em constante transformação? Este é o momento de repensar, redefinir e revitalizar as práticas de gestão, com o objetivo de engajar as equipes em busca de um futuro promissor.

No mundo desafiador da educação, a felicidade emerge como uma ferramenta essencial para os gestores escolares. Desvendar a importância do benefício da felicidade na atuação dos gestores e explorar seu impacto positivo no desempenho dos colaboradores, nas relações interpessoais e no clima organizacional da escola é hoje um grande desafio. Quais são as estratégias práticas e eficazes para cultivar um ambiente escolar mais feliz e motivador? Como despertar o potencial transformador da felicidade em sua gestão? Os líderes humanizados usam o Benefício da Felicidade como uma ferramenta para motivar suas equipes e maximizar o potencial dos colaboradores. E você?

A inteligência socioemocional e a felicidade têm o poder de gerar resultados positivos na relação das equipes, promovendo um ambiente de trabalho harmonioso, colaborativo e estimulante. Nesse clima escolar a empatia, a comunicação saudável e a resolução de conflitos são cultivados. Isso resulta em maior satisfação, produtividade e realização profissional. Quais os benefícios da inteligência socioemocional para a felicidade no contexto escolar e na comunidade? Como fortalecer as relações interpessoais, conseguir engajamento e cultivar a felicidade no ambiente corporativo? Você está pronto para contribuir com o potencial de sua equipe?”

A gratidão possui um poder transformador na atuação do gestor escolar. Compreender o poder da gratidão pode inspirar e transformar gestores escolares em líderes inspiradores. A prática da gratidão pode alentar a liderança e fortalecer os vínculos na comunidade educacional. Cultivar a gratidão no ambiente escolar e aproveitar seus benefícios para promover um clima positivo, engajar a equipe e estimular o desenvolvimento dos estudantes, professores e pais é o nosso objetivo. Descubra como a gratidão pode ser a chave para uma liderança autêntica, positiva e impactante. Você pratica a gratidão? Como a gratidão pode se tornar uma força propulsora na sua jornada como gestor?

Horizontes de oportunidades na gestão escolar desdobram-se em uma visão abrangente e proativa, focada na excelência educacional, na valorização dos profissionais, na participação da comunidade e no desenvolvimento integral dos estudantes. Adotando esses horizontes, as escolas criam oportunidades de alcançar resultados significativos e construir um futuro bem-sucedido para a educação. Como construir uma cultura de colaboração, desenvolver talentos, aproveitar oportunidades e enfrentar desafios de forma visionária?

Propósito Transformador Massivo quando aplicado na gestão escolar pode impulsionar uma revolução educacional. Nosso objetivo é explorar Estratégias para definir um propósito inspirador que motive equipes, alunos e comunidades a alcançar resultados extraordinários. Alinhar valores, criar uma cultura transformadora e superar desafios com determinação são elementos essenciais. Liderar com paixão, impacto positivo e uma visão de mudança que transcende os limites da educação tradicional é a meta Como podemos desenvolver e comunicar um Propósito Transformador Massivo na gestão escolar para inspirar a comunidade escolar a alcançar resultados extraordinários?

A liderança transformadora exerce uma influência inspiradora sobre as equipes, gerando mudanças significativas no modo de ser e agir, o que resulta em conquistas extraordinárias. O desenvolvimento de habilidades e estratégias conduz os colaboradores em direção a conquistas únicas, desbloqueando seu máximo potencial e fomentando a inteligência coletiva. Como liberar o potencial máximo de suas equipes em direção à excelência? Como desenvolver uma liderança transformadora que impulsione resultados significativos na gestão escolar?

No contexto agitado da gestão escolar, onde a sobrecarga e as múltiplas responsabilidades são frequentes, a saúde emocional é uma peça-chave. Lidar com pressão, estresse e expectativas, ao mesmo tempo que se mantém um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, torna-se crucial. É essencial considerar o poder da autoaceitação, autocompaixão e valorização de nossa humanidade para uma gestão saudável, que também promove o bem-estar emocional. O desenvolvimento de estratégias de autocuidado, a promoção de relacionamentos positivos e a criação de um ambiente acolhedor desempenham papéis fundamentais nesse aspecto. Como você pode abraçar essa essência humana excepcional na gestão escolar e transcender o conceito de super-herói, cuidando não apenas das tarefas, mas também do seu próprio bem-estar emocional?

O Projeto Político-Pedagógico reflete a identidade e os valores da escola, estabelecendo diretrizes para a prática educativa, enquanto o Planejamento Estratégico define metas, objetivos e ações para alcançá-los. Ambos os instrumentos fornecem um direcionamento claro, promovendo a organização, a articulação das ações pedagógicas, a gestão eficiente dos recursos e a melhoria contínua. Qual é a relação entre eles? De que forma o PPP precisa ser construído? Como envolver a comunidade escolar para criar um ambiente educacional dinâmico e de alto desempenho? Transforme sua instituição em referência de excelência.

Compreendendo a visão revolucionária de Paulo Freire sobre o papel da educação na transformação social, exploramos o universo do Projeto Político-Pedagógico (PPP) à luz dos pressupostos freirianos. Evidenciamos como a abordagem de Freire enriquece e fortalece a construção desse documento, ressaltando a importância da educação transformadora e emancipadora. A reflexão tem como ponto de partida uma análise crítica do PPP atual, trazendo adaptações e ajustes que priorizam o diálogo, a participação ativa dos estudantes, a problematização da realidade e a formação continuada dos profissionais da educação nesse contexto. Como podemos incorporar os princípios de Paulo Freire em nosso PPP? Será possível viver os pressupostos freirianos na práxis educativa?

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) transcende sua natureza de mero documento obrigatório. Ele representa um movimento contínuo de formação, intrinsecamente ligado à realidade, à prática docente, à visão estratégica da escola e aos seus propósitos. Uma abordagem inovadora se concretiza por meio de trilhas formativas para a capacitação de professores, promovendo o engajamento ao fornecer espaços de discussão coletiva para reflexão e aprimoramento das práticas pedagógicas. Diversas estratégias podem ser adotadas para potencializar as trilhas, (re)construir o PPP e aprimorar a práxis pedagógica. Por que o PPP pode ser uma ferramenta transformadora, capaz de contribuir para a prática docente e promover uma educação mais significativa e emancipadora? Como as decisões resultantes das discussões coletivas nas trilhas de formação são registradas e integradas de forma coesa ao PPP?

A gestão escolar pode ocorrer de duas formas: por meio de fundamentos práticos, baseados em evidências sólidas, que incorporam princípios alinhados a sete critérios de eficácia escolar; ou por abordagens intuitivas e aprioristas. Decisões fundamentadas e respaldadas por evidências, impulsionam a obtenção de resultados expressivos e aprimoram aspectos essenciais, como a qualidade do ensino, o engajamento de estudantes e professores. A integração de sete critérios, incluindo ensino-aprendizagem e clima escolar, desempenha um papel essencial em uma gestão escolar bem-sucedida. Baseados em dados observáveis, esses critérios avaliam de maneira abrangente o desempenho escolar, buscando a constante excelência. Você conhece esses sete critérios? Como a implementação desses critérios capacita a gestão escolar para identificar lacunas e superar os desafios?

Delors nos presentou com os 4 pilares da educação, que se consolidaram como referências na busca por uma educação de qualidade no novo milênio. Neste encontro, ressaltamos a importância da escola em construir pilares sólidos em consonância com sua realidade, os quais reflitam tanto a identidade institucional quanto os valores dos estudantes. Essa construção não apenas fortalece a essência da escola, mas também solidifica seu diferencial e esclarece sua missão. Cada pilar institucional representa um princípio orientador de suas ações, sendo fundamentais para a gestão escolar. Quanto aos pilares dos estudantes, evidenciam a visão de ser humano que a escola busca formar, norteando e garantindo o compromisso da instituição em sua formação. A edificação desses pilares, resulta em um crescimento integral de toda comunidade escolar. Qual é a base que sustenta sua escola? Como a construção desses fundamentos essenciais pode transformar a sua escola?

Os critérios de eficácia escolar englobam dados essenciais para a análise do desempenho da escola, acompanhados por perguntas que fornecem informações relevantes para o sucesso institucional. Esta ferramenta fundamenta uma gestão eficaz e evolui com a intenção de criar escolas de excelência. Refletir sobre os critérios é apenas o primeiro passo; a verdadeira chave está em responder às perguntas e avaliar as oportunidades para definir processos de aprimoramento específicos para cada estratégia de eficácia. Nosso objetivo é estimular a reflexão sobre o fortalecimento da gestão, a identificação de áreas de melhoria e a implementação de estratégias que impulsionem o sucesso educacional. Na construção de uma gestão escolar eficaz, é fundamental embasar as práticas em evidências sólidas?

Considerando que os saberes e práticas docentes são componentes essenciais da lógica pedagógica, o CP precisa aguçar seu olhar pedagógico/educacional para se manter atualizado sobre as novas tendências educacionais, enfatizando saberes e competências na prática educativa, e priorizando relações interpessoais na gestão escolar, entre outros aspectos. Ao reexaminar suas funções diárias, sua comunicação, interações, envolvimento dos professores e sua abordagem do PPP, ele pode ou não garantir a excelência no processo de ensino-aprendizagem. Estes são elementos críticos que delineiam novas responsabilidades educacionais, conferindo-lhe o papel de guardião da excelência. Ao refletir profundamente sobre seu próprio trabalho, o CP pode reorientar suas funções e mobilizar todos os envolvidos na reorganização do trabalho docente. Como você percebe o papel do CP como “Guardião da Excelência Educacional” em sua escola e quais desafios você identifica?

Este encontro visa repensar a identidade social do Coordenador Pedagógico (CP) e seu verdadeiro papel, analisando suas funções no cotidiano escolar e seu impacto na Comunidade Escolar contemporânea. Ainda é frequente que os CPs sejam percebidos como meros “ajudantes” de professores e apagadores de incêndios diários, muitas vezes envolvidos em tarefas operacionais ou desviados de suas funções originais. Compreender que a identidade social do CP está em construção devido a esses desvios de função nos permite explorar como ele pode transcender o papel de “ajudante” do professor. Discutimos a falta de clareza em suas atribuições e enfatizamos a importância de capacitá-los para estabelecer rotinas que reflitam genuinamente seu papel e as necessidades da escola. Como desvincular os coordenadores de funções não relacionadas e capacitá-los para refletir genuinamente seu papel e as necessidades da escola?

A sigla ESG abrange princípios ambientais, sociais e de governança que têm como objetivo promover a responsabilidade e sustentabilidade nas organizações. Quando aplicadas à gestão pedagógica, a governança representa a administração ética e transparente das atividades educacionais. Nesta palestra, exploramos como a integração dessas ESG na atuação dos Coordenadores Pedagógicos pode criar uma gestão alinhada com as demandas socioambientais na educação. A adoção desses princípios ESG na gestão pedagógica não só torna a escola mais responsável social e ambientalmente ao mesmo tempo em que aprimoram a eficácia das práticas educacionais. Qual é a sua perspectiva sobre a integração dos princípios ESG na atuação dos Coordenadores Pedagógicos?

Estamos vivendo em uma era de mudanças rápidas e avanços tecnológicos que têm um impacto profundo em nossa sociedade. Essas transformações apresentam desafios e oportunidades únicas, à medida que novas tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e métodos de ensino online revolucionaram o processo de aprendizagem. Nesse contexto em constante evolução, os Coordenadores Pedagógicos enfrentam a necessidade de revisitar suas competências atuais e desenvolver novas habilidades para lidar eficazmente com essas mudanças e promover um ambiente educacional mais eficaz e envolvente. As novas competências que serão apresentadas estão diretamente relacionadas com quatro dimensões fundamentais: competências técnicas, políticas, éticas e estéticas. Como você vê esse desafio de adaptação e desenvolvimento de competências pelos Coordenadores Pedagógicos diante desse cenário em constante evolução?

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