ferrazeventos@ferrazeventos.com.br

Prof. Dr. Adelar Hengemühle

  • Graduação em Letras pelo Centro Universitário La Salle/ Canoas/RS (1984).
  • MBA em Gestão Educacional – UNICNEC/Osório/RS (2013)
  • Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Centro-Oeste – Unicentro, Guarapuava/PR e Universidade Estadual de Campinas (1997). Pesquisa: Educação: em busca de referenciais transformadores – um estudo de caso do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina.
  • Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Pesquisa: “Teoria e prática educativa: sua influência na formação de professores”.
  • Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisa: “Professor Empreendedor preparando pessoas Empreendedoras: Limitações e Possibilidades”.

Área 1: Temas contemporâneos

palestras

cursos

Base Nacional Comum Curricular (BNCC): dos referenciais à prática:

Duração: Este curso pode ser desenvolvido de 3 formas: 
•    Em 16 horas: conferência – oficinas e socialização.
•    Em seis meses: conferência/oficinas/socialização – prática em sala de aula com tutoria – seminário de socialização das práticas.
•    Em 12 meses: conferência/oficinas/socialização – prática em sala de aula com tutoria – seminário para dirimir dúvidas – prática em sala de aula com tutoria – seminário final com salão científico.

Temas: 
•    Conhecer os princípios da BNCC.
•    A BNCC e as concepções contemporâneas de educação.
•    (Des) construindo as práticas pedagógicas em consonância com os princípios da BNCC.
•    Exercitar os referenciais na prática.

Área 2: Planejamento

palestras

Duração: Duas horas
Temas:
•    Os modelos instalados: reflexões e consequências negativas.
•    Adotar o hábito do planejamento em nossas vidas: qualidade de vida e de sucesso.
•    Adotar novos modelos de gestão embasadas em planejamento e no envolvimento coletivo.
 

Duração: Duas horas
Temas:
•    Os modelos instalados: reflexões e consequências negativas.
•    Adotar o hábito do planejamento em nossas vidas: qualidade de vida e de sucesso.
•    Adotar novos modelos de gestão embasadas em planejamento e no envolvimento coletivo.
 

Duração: Duas horas
Temas:
•    Família – novo modelo de gestão.
•    O envolvimento de todos os membros da família no planejamento: metas, orçamento, etc.
•    Formar empreendedores desde a família.
•    A formação de uma nova cultura humanitária a partir da família.
 

SEMINÁRIOS

Duração: em torno de três meses para a construção e implantação Temas: • Construção coletiva. • Metodologia para a construção. • A construção do Plano de Metas e Plano de Ações. • A implantação e o acompanhamento.

Duração: Em torno de quatro meses Temas: • Construção do PDI das faculdades de acordo com os instrumentos avaliativos. • A transformação do PDI em Plano de Metas e Plano de Ação. • A harmonização dos documentos institucionais entre si: Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico de Curso, Regimento, Plano de Ensino e Plano de Aula.

Duração: Em torno de quatro meses Temas: • A elaboração do PPP em consonância com a legislação, a base nacional comum curricular e as necessidades locais. • A transformação do PPP em Plano de Metas e Plano de Ação. • A harmonização dos documentos institucionais entre si: Projeto Político Pedagógico, Regimento, Plano de Ensino e Plano de Aula.

Área 3: Formação de Professores

palestras

Duração: Duas horas
Temas:
•    O modelo educacional do século XIX e suas influências na contemporaneidade.
•    A atual realidade da formação de professores.
•    O professor necessário no contexto do Século XXI.

Duração: Quatro horas
Temas:
•    O novo perfil de professor no contexto do Século XXI.
•    Os novos referenciais pedagógicos e a necessidade de reposicionar a função do professor.
•    Como reorganizar a prática pedagógica significativa, problematizadora e transformadora de acordo com as necessidades dos tempos atuais? 

 

SEMINÁRIOS E OFICINAS

Duração: Em torno de seis meses para a construção e implantação
Temas:
•    A construção coletiva do Plano Municipal de Educação, com Plano de Metas e Plano de Ação.
•    A implantação do PME.
•    O acompanhamento, a avaliação e o realinhamento das ações.

Duração: 16 horas
Temas:
•    Como proceder para integrar os conteúdos da realidade e os referenciais teóricos?
•    Como ressignificar as teorias?
•    Por que e como problematizar?
•    Como organizar e desenvolver metodologia, partindo da realidade dos estudantes, apoiando-se em referenciais teóricos para compreender e solucionar problemas do contexto dos estudantes?
•    Como avaliar o desempenho a partir de habilidades reflexivas?
•    Como elaborar plano de ensino coerente com as concepções e os objetivos almejados?

Área 4: Gestão

palestras

Duração: Duas horas
Temas:
•    Contexto contemporâneo: os benefícios do planejamento e da gestão estratégica.
•    O planejamento estratégico como orientador e fonte de motivação nas organizações de sucesso.
•    Como transformar o planejamento estratégico em ação no cotidiano das organizações.

Duração: Duas horas
Temas:
•    Em cada mente uma oportunidade de sucesso para as organizações.
•    Como organizar a instituição para obter o máximo desempenho das pessoas.
•    O agir coletivo com foco.

Duração: Duas horas
Temas:
•    A necessidade de um novo perfil da liderança.
•    O gestor como empreendedor, planejador, monitor e inspirador de equipes.
•    O desafio do equilíbrio nas múltiplas funções.

Duração: Duas horas
Temas:
•    Da gestão vertical à gestão horizontal.
•    Os novos modelos organizacionais.
•    Como envolver coletivamente os colaboradores na superação das metas.

Duração: Duas horas
Temas:
•    O contexto atual: planejamento sem ação.
•    A indisciplina nossa: executar planos de ação
•    Como ultrapassar a barreira do o que fazer e aprender como fazer.

Duração: Duas horas
Temas:
•    O uso da problematização para a gestão inovadora e cooperativa no cotidiano do gestor (reuniões, eventos, diálogos…)
•    Como provocar o envolvimento emocional dos colaboradores?
•    O envolvimento e comprometimento dos colaboradores: como organizar e desenvolver os processos.

Duração: quatro horas
Temas:
•    Os novos cenários e os impactos no contexto escolar.
•    Os novos perfis e papeis do Diretor de Escola.
•    Dos referenciais à prática: como fazer?

Duração: Quatro horas
Temas:
•    O perfil do coordenador de curso no contexto contemporâneo.
•    O coordenador de curso como gestor pedagógico e administrativo.
•    O curso e os processos avaliativos externos.
•    O curso e a competitividade do mercado.
•    Como organizar, acompanhar e reavaliar o plano de ação do curso.

curso

Duração: pode ser desenvolvido de duas formas
•    Em seis meses: conferência/oficinas/socialização – prática em sala de aula com tutoria – seminário de socialização das práticas.
•    Em 12 meses: conferência/oficinas/socialização – prática em sala de aula com tutoria – seminário para dirimir dúvidas – prática em sala de aula com tutoria – seminário final com salão científico.

Temas:
•    O perfil de egresso como foco da aprendizagem.
•    Como desenvolver o perfil de egresso necessário no contexto do Século XXI, utilizando estratégias pedagógicas significativas, problematizadoras e embasadas em referencial teórico?
•    Como avaliar o desempenho dos estudantes?
•    Exercitar os referenciais na prática.
 

Área 5: Reaprender a conviver

palestras

Duração: Três horas
Temas:
•    Conflitos: parte da essência humana.
•    Conflitos como oportunidade de crescimento das pessoas e organizações.
•    Gestão de conflitos: como?

Duração: Duas horas
Temas: 
•    Os papeis das escolas e das famílias na educação.
•    Como construir pontes de integração?
•    Como fazer a gestão da integração escola e família?

curso

Duração: 32 horas
Temas:
•    O planejamento como referencial.
•    O organograma institucional para definir as funções, atribuições e competências.
•    Elaboração e implantação do plano de metas e plano de ação.
•    A gestão do plano de metas e do plano de ação.

Duração: 16 horas
Temas:
•    Os conflitos nossos de cada dia: conosco mesmo, na família, nas empresas, na sociedade e no contexto educacional.
•    Compreendendo e refletindo referenciais teóricos.
•    A gestão dos conflitos: como?
•    Os conflitos como referenciais de oportunidade e de sucesso.
•    Simulando e exercitando a solução de conflitos. 

Scroll to Top