Prof. Dr. Adelar Hengemühle
- Graduação em Letras pelo Centro Universitário La Salle/ Canoas/RS (1984).
- MBA em Gestão Educacional – UNICNEC/Osório/RS (2013)
- Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Centro-Oeste – Unicentro, Guarapuava/PR e Universidade Estadual de Campinas (1997). Pesquisa: Educação: em busca de referenciais transformadores – um estudo de caso do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina.
- Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Pesquisa: “Teoria e prática educativa: sua influência na formação de professores”.
- Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisa: “Professor Empreendedor preparando pessoas Empreendedoras: Limitações e Possibilidades”.
Área 1: Temas contemporâneos
palestras
Duração: duas a três horas.
Temas:
• O novo pensamento científico e seu impacto em nossa vida.
• A perda de referenciais e valores e o resgate da essência humana.
• As novas oportunidades do contexto contemporâneo.
• A visão sistêmica e o desenvolvimento dos potenciais humanos de investigar e agir com ética.
Duração: Duas horas
Temas:
• Os cenários das profissões nos próximos 20 anos.
• Conhecer-se a si mesmo para conhecer os outros e interagir.
• Ser capaz de aprender como funciona a sociedade e a vida laboral.
• Aprender a pensar, aprender a aprender e a empreender com ética.
Duração: Duas a três horas
Temas:
• Unir realidade e conhecimento científico de forma problematizadora.
• Promover educação significativa e transformadora.
• Exercitar métodos que promovam o desenvolvimento de mentes investigativas.
Duração: Duas horas
Temas:
• A distância entre a educação formal e as necessidades das organizações.
• Os benefícios da educação corporativa para o sucesso das organizações.
• Como organizar e desenvolver a formação continuada nas organizações.
• Promover educação significativa e transformadora.
• Exercitar métodos que promovam o desenvolvimento de mentes investigativas.
Duração: Duas horas
Temas:
• Das habilidades de memorizar, decorar e repetir PARA analisar, refletir, compreender e solucionar problemas reais.
• Aprender a pensar, aprender a aprender, aprender a empreender: como?
Duração: Duas horas
Temas:
• A cultura da aula passiva dos professores e alunos.
• Concepções educacionais: um novo modelo.
• O estudante protagonista e autor.
Duração: Duas horas
Temas:
• O currículo: os conteúdos da realidade e os conteúdos teóricos.
• Como desenvolver o currículo usando as habilidades reflexivas?
• Como potencializar a formação das novas competências?
Duração: Quatro horas
Temas:
• Conhecendo a estrutura e os princípios da BNCC.
• Como planejar a escola para a implantação da BNCC?
• Como reorganizar as práticas pedagógicas para implantar e desenvolver os conceitos da BNCC?
Duração: Três horas
Temas:
• As legislações educacionais de países desenvolvidos: tendências.
• A legislação educacional brasileira e percepções.
• Como incorporar as tendências mundiais inovadoras no contexto da educação brasileira.
cursos
Base Nacional Comum Curricular (BNCC): dos referenciais à prática:
Duração: Este curso pode ser desenvolvido de 3 formas:
• Em 16 horas: conferência – oficinas e socialização.
• Em seis meses: conferência/oficinas/socialização – prática em sala de aula com tutoria – seminário de socialização das práticas.
• Em 12 meses: conferência/oficinas/socialização – prática em sala de aula com tutoria – seminário para dirimir dúvidas – prática em sala de aula com tutoria – seminário final com salão científico.
Temas:
• Conhecer os princípios da BNCC.
• A BNCC e as concepções contemporâneas de educação.
• (Des) construindo as práticas pedagógicas em consonância com os princípios da BNCC.
• Exercitar os referenciais na prática.
Área 2: Planejamento
palestras
Duração: Duas horas
Temas:
• Os modelos instalados: reflexões e consequências negativas.
• Adotar o hábito do planejamento em nossas vidas: qualidade de vida e de sucesso.
• Adotar novos modelos de gestão embasadas em planejamento e no envolvimento coletivo.
Duração: Duas horas
Temas:
• Os modelos instalados: reflexões e consequências negativas.
• Adotar o hábito do planejamento em nossas vidas: qualidade de vida e de sucesso.
• Adotar novos modelos de gestão embasadas em planejamento e no envolvimento coletivo.
Duração: Duas horas
Temas:
• Família – novo modelo de gestão.
• O envolvimento de todos os membros da família no planejamento: metas, orçamento, etc.
• Formar empreendedores desde a família.
• A formação de uma nova cultura humanitária a partir da família.
SEMINÁRIOS
Duração: em torno de três meses para a construção e implantação Temas: • Construção coletiva. • Metodologia para a construção. • A construção do Plano de Metas e Plano de Ações. • A implantação e o acompanhamento.
Duração: Em torno de quatro meses Temas: • Construção do PDI das faculdades de acordo com os instrumentos avaliativos. • A transformação do PDI em Plano de Metas e Plano de Ação. • A harmonização dos documentos institucionais entre si: Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico de Curso, Regimento, Plano de Ensino e Plano de Aula.
Duração: Em torno de quatro meses Temas: • A elaboração do PPP em consonância com a legislação, a base nacional comum curricular e as necessidades locais. • A transformação do PPP em Plano de Metas e Plano de Ação. • A harmonização dos documentos institucionais entre si: Projeto Político Pedagógico, Regimento, Plano de Ensino e Plano de Aula.
Área 3: Formação de Professores
palestras
Duração: Duas horas
Temas:
• O modelo educacional do século XIX e suas influências na contemporaneidade.
• A atual realidade da formação de professores.
• O professor necessário no contexto do Século XXI.
Duração: Quatro horas
Temas:
• O novo perfil de professor no contexto do Século XXI.
• Os novos referenciais pedagógicos e a necessidade de reposicionar a função do professor.
• Como reorganizar a prática pedagógica significativa, problematizadora e transformadora de acordo com as necessidades dos tempos atuais?
SEMINÁRIOS E OFICINAS
Duração: Em torno de seis meses para a construção e implantação
Temas:
• A construção coletiva do Plano Municipal de Educação, com Plano de Metas e Plano de Ação.
• A implantação do PME.
• O acompanhamento, a avaliação e o realinhamento das ações.
Duração: 16 horas
Temas:
• Como proceder para integrar os conteúdos da realidade e os referenciais teóricos?
• Como ressignificar as teorias?
• Por que e como problematizar?
• Como organizar e desenvolver metodologia, partindo da realidade dos estudantes, apoiando-se em referenciais teóricos para compreender e solucionar problemas do contexto dos estudantes?
• Como avaliar o desempenho a partir de habilidades reflexivas?
• Como elaborar plano de ensino coerente com as concepções e os objetivos almejados?
Área 4: Gestão
palestras
Duração: Duas horas
Temas:
• Contexto contemporâneo: os benefícios do planejamento e da gestão estratégica.
• O planejamento estratégico como orientador e fonte de motivação nas organizações de sucesso.
• Como transformar o planejamento estratégico em ação no cotidiano das organizações.
Duração: Duas horas
Temas:
• Em cada mente uma oportunidade de sucesso para as organizações.
• Como organizar a instituição para obter o máximo desempenho das pessoas.
• O agir coletivo com foco.
Duração: Duas horas
Temas:
• A necessidade de um novo perfil da liderança.
• O gestor como empreendedor, planejador, monitor e inspirador de equipes.
• O desafio do equilíbrio nas múltiplas funções.
Duração: Duas horas
Temas:
• Da gestão vertical à gestão horizontal.
• Os novos modelos organizacionais.
• Como envolver coletivamente os colaboradores na superação das metas.
Duração: Duas horas
Temas:
• O contexto atual: planejamento sem ação.
• A indisciplina nossa: executar planos de ação
• Como ultrapassar a barreira do o que fazer e aprender como fazer.
Duração: Duas horas
Temas:
• O uso da problematização para a gestão inovadora e cooperativa no cotidiano do gestor (reuniões, eventos, diálogos…)
• Como provocar o envolvimento emocional dos colaboradores?
• O envolvimento e comprometimento dos colaboradores: como organizar e desenvolver os processos.
Duração: quatro horas
Temas:
• Os novos cenários e os impactos no contexto escolar.
• Os novos perfis e papeis do Diretor de Escola.
• Dos referenciais à prática: como fazer?
Duração: Quatro horas
Temas:
• O perfil do coordenador de curso no contexto contemporâneo.
• O coordenador de curso como gestor pedagógico e administrativo.
• O curso e os processos avaliativos externos.
• O curso e a competitividade do mercado.
• Como organizar, acompanhar e reavaliar o plano de ação do curso.
curso
Duração: pode ser desenvolvido de duas formas
• Em seis meses: conferência/oficinas/socialização – prática em sala de aula com tutoria – seminário de socialização das práticas.
• Em 12 meses: conferência/oficinas/socialização – prática em sala de aula com tutoria – seminário para dirimir dúvidas – prática em sala de aula com tutoria – seminário final com salão científico.
Temas:
• O perfil de egresso como foco da aprendizagem.
• Como desenvolver o perfil de egresso necessário no contexto do Século XXI, utilizando estratégias pedagógicas significativas, problematizadoras e embasadas em referencial teórico?
• Como avaliar o desempenho dos estudantes?
• Exercitar os referenciais na prática.
Área 5: Reaprender a conviver
palestras
Duração: Três horas
Temas:
• Conflitos: parte da essência humana.
• Conflitos como oportunidade de crescimento das pessoas e organizações.
• Gestão de conflitos: como?
Duração: Duas horas
Temas:
• Os papeis das escolas e das famílias na educação.
• Como construir pontes de integração?
• Como fazer a gestão da integração escola e família?
curso
Duração: 32 horas
Temas:
• O planejamento como referencial.
• O organograma institucional para definir as funções, atribuições e competências.
• Elaboração e implantação do plano de metas e plano de ação.
• A gestão do plano de metas e do plano de ação.
Duração: 16 horas
Temas:
• Os conflitos nossos de cada dia: conosco mesmo, na família, nas empresas, na sociedade e no contexto educacional.
• Compreendendo e refletindo referenciais teóricos.
• A gestão dos conflitos: como?
• Os conflitos como referenciais de oportunidade e de sucesso.
• Simulando e exercitando a solução de conflitos.