Oscar Lopes

Professor

Professor Oscar Lopes da Silva é Mestre em Contabilidade e Finanças - Programa de Pós Graduação em Contabilidade da UFPR - É graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Leciona em Universidades desde 1986. Professor e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Futuro–Manhuaçu-MG.Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais 2014/2017. Coordenador da Comissão do Balanço Sociambiental do CRCMG nos últimos dez anos, 2007/2016. Membro do Grupo de Trabalho para Elaboração de Questões para as Provas do Exame de Suficiência desde 1999, completando em 2017, dezoito anos de participação. Atual Coordenador do Grupo de Trabalho de Elaboração de Questões para as Provas do Exame de Suficiência. Editor Adjunto da RMC - Revista Mineira de Contabilidade. Detentor da Insígnia da Inconfidência por trabalhos desenvolvidos na área de educação e do Diploma do Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal – Em reconhecimento de atuação por uma sociedade justa, democrática e pacífica. No Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Educação, Custos, Exame de Suficiência, Informação, Formação, Universidade. Sua dedicação profissional é identificada com a educação na área contábil.

O Avaliador-Professor versus o Aluno-Avaliado: Percepções da Avaliação como Construção do Conhecimento.
Esta palestra visa despertar a vontade de mudança na forma de desenvolver, criar e elaborar a avaliação dos alunos e despertar a necessidade de um banco de artigos para a construção de avaliação de Conhecimentos Gerais.
A Avaliação do Conhecimento – Uma Medida do Perfil dos Alunos ou dos Professores?
Esta palestra visa mostrar os tipos de avaliações existentes e a forma como o professor pode avaliar a aprendizagem de seus alunos.
Universidade – Um Espaço ‘singular’ no Desenvolvimento de Habilidades e Competências para a Formação de um Cidadão.
Esta palestra visa mostrar o que é o espaço de uma universidade na busca do saber/aprender. Fala de habilidades e competências na área das ciências contábeis. Do papel do aluno e professor neste espaço.
A Formação do Universitário passa Apenas pela Informação?
Esta palestra visa mostrar a importância da formação universitária de um aluno perante o mundo da informação. Permite “aluno e professor” a repensar a construção do conhecimento e maneira de ensinar/aprender. Além de tudo incentiva o aluno a ser um profissional de ponta.
Técnicas de Elaboração de item de Prova no Estilo ENADE de Formação Geral e de Componente Específico
A avaliação do Enade e sua construção. Uma percepção geral da construção de um item de prova (questão) estilo Enade. Objetivo geral: Apropriar-se da metodologia para a elaboração de itens de prova de avaliação segundo estrutura e modelo propostos na avaliação do Enade. Objetivos específicos Compreender conceitos fundamentais e os contextos que norteiam a avaliação: matriz de prova e seus componentes – recursos (competências e habilidades), perfil e objetos do conhecimento. Compreender e colocar em uso os elementos básicos da técnica de elaboração de itens para prova de avaliação em larga escala segundo estrutura e modelo propostos na avaliação do Enade. Estrutura: texto-base, enunciado e alternativas.
Filmes no Processo de Ensino e Aprendizagem
O cinema como instrumento pedagógico. O uso do cinema como base de aula. Técnicas de uso do cinema. Objetivos: Propiciar ao professor um refinamento do conhecimento sobre as diferentes estratégias de ensino, utilizando o Cinema como base da aula; desenvolver nos professores um conhecimento sobre a relação pedagógica no processo escolar, em especial sobre as técnicas de uso do cinema, para possibilitar aos seus alunos compreensão dos conteúdos com o uso do cinema. Propiciar ao professor uma contextualização de formas de trabalhar com diferentes leituras de mundo, competências e habilidades específicas dos alunos, tendo o cinema como instrumento pedagógico para os diversos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.