Julio Cesar Luchmann

Professor

É Formado em filosofia e história, especialista em Psicopedagogia, neurociência e emoção, mestre em Educação e doutorando em Emoção e cognição. O professor Julio atua como palestrante, coach, escritor e psicopedagogo especialista em educação e emoção. É diretor da Orez Educação pela qual oferece formação para professores, orienta pais no programa escola para pais, trabalha com desenvolvimento cognitivo e emocional de alunos e orienta empresas no que tange à questões emocionais, como é o caso do programa Ergonomia Emocional.

Breve histórico

Iniciou sua carreira como Oficial do exército onde se dedicou inicialmente aos estudos de linguagem não verbal, no qual atuou em formações para as polícias civil, militar e polícia federal, atuou como professor durante 7 anos de uma escola de formação de agentes de segurança. Na carreira acadêmica, iniciou os estudos em filosofia onde encontrou-se no estudo sobre emoções, e a partir daí direcionou toda sua carreira para complementar os estudos que de alguma forma tivessem a ver com o tema, estudando dimensões como a psicopedagogia, psicologia, neurociência, medicina psicosomática, medicina do sono, medicina ortomolecular, cognição, processos de aprendizagem, traumas emocionais, coaching emocional sistêmico, programação neurolinguística, entre outros.

Já atuou como professor de educação infantil, fundamental I, Fundamental II, Ensino médio, Educação superior (graduação e pós graduação), mantém vários  cursos de extensão universitária em parceria com diversas universidades em temas relacionados com a educação e principalmente em temas relativos à emoção. Foi assessor pedagógico, diretor de serviços estratégicos, coordenador pedagógico em instituições de ensino e empresas.

É fundador da Orez Educação, uma instituição dedicada a formar profissionais dos diversos setores da sociedade como empresários, professores, agentes de segurança públicos e privados, alunos, pais, e também mantém uma clínica multidisciplinar  para tratar casos de transtornos emocionais e de aprendizagem.

 
Ergonomia emocional

Descrição: Curso ou palestra sobre a importância de se criar e manter programas de desenvolvimento emocional dos colaboradores de empresas e escolas.

Sinopse: Dedicamos muito de nosso tempo na escola e nas empresas para aprender conteúdos técnicos, mas quase nada para aprender sobre nosso comportamento emocional, e por incrível que pareça é exatamente este o maior motivador de demissões nas empresas, sem contar os impactos financeiros que temos por afastamentos provocados ou aumentados por questões emocionais. Sendo assim, se faz importante compreender o processo da ergonomia emocional em nossas empresas e escolas com o fim de melhorarmos nossos ambientes de trabalho e torná-los mais atrativos.

Estratégias para gestão e controle de conflitos emocionais

Descrição: Curso ou palestra sobre estratégias para gestão e controle de conflitos emocionais que acometem profissionais de escolas e empresas.

Sinopse: A imensa maioria das escolas e universidades, focam seus trabalhoS em desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento de habilidades para o trabalho, mas, praticamente não oferecem formação humana do ponto de vista emocional, o que abre duas lacunas muito sérias, a primeira relativa a formação emocional propriamente dita, e a segunda relativa a lida com situações de conflito emocionais. O intuito dessa formação é oferecer aporte teórico e prático para que os profissionais consigam identificar e lidar com situações de conflitos emocionais em seus ambientes de trabalho.

Família e escola: uma relação necessária e possível

Descrição: Palestra sobre a importância da relação família escola, tanto no desenvolvimento da aprendizagem, como desenvolvimento afetivo emocional dos alunos.

Sinopse: Criança não vem com manual de instruções e o processo educativo também é muito dinâmico em função das questões culturais e tecnológicas que envolvem as famílias, então, boa parte das famílias baseia a educação das crianças em tentativa e erro, estratégia que nem sempre funciona. O objetivo desta palestra é aproximar os pais da escola, para que juntos possam criar vínculos formativos que melhorem as condições de aprendizagem dos alunos e melhorem também o relacionamento entre escola e família com a compreensão mais clara dos papéis que cada um deve desenvolver no processo formativo.

Inteligência emocional e motivação

Descrição: Palestra sobre os processos emocionais que contribuem para a motivação humana, e como isso interfere na vida das pessoas

Sinopse: Será que dedicamos ao desenvolvimento emocional o mesmo tempo e dinheiro que dedicamos ao racional? Olhando para a sociedade de hoje, notamos facilmente que não. Estamos mergulhados num mar de incompreensão e desequilíbrio emocional que com frequência é o causador da miséria humana. Ser emocionalmente inteligente não só é um desejo como uma necessidade para se viver melhor.

Neurociência para professores: como o cérebro aprende.

Descrição:  A intenção desta palestra é estabelecer um diálogo entre neurociência e educação, tornando conhecidos dos educadores os fundamentos neurocientíficos do processo ensino aprendizagem que contribuem para o sucesso das estratégias pedagógicas por eles adotadas.

Sinopse: Educadores são aqueles que mais trabalham com o desenvolvimento do cérebro dos alunos e, curiosamente, pouco se aplicam a entender o seu funcionamento, bem como desenvolver suas potencialidades. Mais do que intervir, quando o cérebro não funciona bem, os professores contribuem para a organização do sistema nervoso dos alunos e, por tanto, dos comportamentos que eles apresentarão durante a vida.

Programação neurolinguística para professores

Descrição: curso ou palestra sobre as aplicações práticas que a neurolinguística tem na educação, e como podemos nos servir de seus pressupostos para ensinar melhor

Sinopse: A neurolinguística tem aplicações fabulosas no contexto de sala de aula, mas, a escola ainda é arredia a esses conhecimentos, então, é preciso conhecer melhor quais são seus pressupostos e testá-los antes de simplesmente negá-los. A neurolinguística nos auxilia por exemplo a elaborar e implementar um modelo de comunicação muito mais eficiente e abre caminho para uma intervenção pedagógica muito mais consistente.

Aprender a aprender: a quinta disciplina aplicada à educação

Descrição: Curso ou palestra sobre a teoria do aprender a aprender, processos e metodologias de estudo que facilitam a compreensão e a aprendizagem dos alunos

Sinopse: Passamos muitos anos na escola nos dedicando a estudar para as provas e para passar de ano, mas quase nada para aprender formas de compreender e transformar o conhecimento absorvido na escola em coisas práticas. Se desejamos aprender para a vida, precisamos lembrar do que aprendemos, e é exatamente a isso que esta palestra, ou curso, se prestam, abordar o que há de ponta nas abordagens educacionais mais recentes.

Desenvolvimento humano e emocional

Descrição: Palestra sobre o funcionamento de nossos mecanismos emocionais e as interferências causadas pela emoção em nosso corpo físico

Sinopse: Sabemos tanto da emoção quanto do fundo do mar, ou seja, quase nada. Praticamente o tempo todo estamos sob o efeito das emoções e não sabemos identificar, lidar ou educar nossas emoções, o que nos torna praticamente escravos desse sistema e isso diminui muito nossas chances de sucesso e saúde na vida, portanto, é essencial conhecer e saber lidar com nossas emoções.