ferrazeventos@ferrazeventos.com.br

Júlio Cesar Luchmann

É Formado em filosofia e história, graduando em nutrição, especialista em Psicopedagogia, neurociência e emoção, mestre em Educação e doutorando em Emoção e cognição. O professor Julio atua como palestrante, coach, escritor e psicopedagogo especialista em educação e emoção. É diretor da Orez Educação pela qual oferece formação para professores, orienta pais no programa escola para pais, trabalha com desenvolvimento cognitivo e emocional de alunos e orienta empresas no que tange à questões emocionais, como é o caso do programa Ergonomia Emocional.

Palestras

Descrição: Curso ou palestra sobre a importância de se criar e manter programas de desenvolvimento emocional dos colaboradores de empresas e escolas.

Sinopse: Dedicamos muito de nosso tempo na escola e nas empresas para aprender conteúdos técnicos, mas quase nada para aprender sobre nosso comportamento emocional, e por incrível que pareça é exatamente este o maior motivador de demissões nas empresas, sem contar os impactos financeiros que temos por afastamentos provocados ou aumentados por questões emocionais. Sendo assim, se faz importante compreender o processo da ergonomia emocional em nossas empresas e escolas com o fim de melhorarmos nossos ambientes de trabalho e torná-los mais atrativos.

Descrição: Curso ou palestra sobre estratégias para gestão e controle de conflitos emocionais que acometem profissionais de escolas e empresas.

Sinopse: A imensa maioria das escolas e universidades, focam seus trabalhos em desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento de habilidades para o trabalho, mas, praticamente não oferecem formação humana do ponto de vista emocional, o que abre duas lacunas muito sérias, a primeira relativa a formação emocional propriamente dita, e a segunda relativa a lida com situações de conflito emocionais. O intuito dessa formação é oferecer aporte teórico e prático para que os profissionais consigam identificar e lidar com situações de conflitos emocionais em seus ambientes de trabalho.

Descrição: Palestra sobre a importância da relação família escola, tanto no desenvolvimento da aprendizagem, como desenvolvimento afetivo emocional dos alunos.

Sinopse: Criança não vem com manual de instruções e o processo educativo também é muito dinâmico em função das questões culturais e tecnológicas que envolvem as famílias, então, boa parte das famílias baseia a educação das crianças em tentativa e erro, estratégia que nem sempre funciona. O objetivo desta palestra é aproximar os pais da escola, para que juntos possam criar vínculos formativos que melhorem as condições de aprendizagem dos alunos e melhorem também o relacionamento entre escola e família com a compreensão mais clara dos papéis que cada um deve desenvolver no processo formativo.

Descrição: Palestra sobre os processos emocionais que contribuem para a motivação humana, e como isso interfere na vida das pessoas.

Sinopse: Será que dedicamos ao desenvolvimento emocional o mesmo tempo e dinheiro que dedicamos ao racional? Olhando para a sociedade de hoje, notamos facilmente que não. Estamos mergulhados num mar de incompreensão e desequilíbrio emocional que com frequência é o causador da miséria humana. Ser emocionalmente inteligente não só é um desejo como uma necessidade para se viver melhor.

Descrição: A intenção desta palestra é estabelecer um diálogo entre neurociência e educação, tornando conhecidos dos educadores os fundamentos neurocientíficos do processo ensino aprendizagem que contribuem para o sucesso das estratégias pedagógicas por eles adotadas.

Sinopse: Educadores são aqueles que mais trabalham com o desenvolvimento do cérebro dos alunos e, curiosamente, pouco se aplicam a entender o seu funcionamento, bem como desenvolver suas potencialidades. Mais do que intervir, quando o cérebro não funciona bem, os professores contribuem para a organização do sistema nervoso dos alunos e, por tanto, dos comportamentos que eles apresentarão durante a vida.

Descrição: curso ou palestra sobre as aplicações práticas que a neurolinguística tem na educação, e como podemos nos servir de seus pressupostos para ensinar melhor.

Sinopse: A neurolinguística tem aplicações fabulosas no contexto de sala de aula, mas, a escola ainda é arredia a esses conhecimentos, então, é preciso conhecer melhor quais são seus pressupostos e testá-los antes de simplesmente negá-los. A neurolinguística nos auxilia por exemplo a elaborar e implementar um modelo de comunicação muito mais eficiente e abre caminho para uma intervenção pedagógica muito mais consistente.

Descrição: Curso ou palestra sobre a teoria do aprender a aprender, processos e metodologias de estudo que facilitam a compreensão e a aprendizagem dos alunos.

Sinopse: Passamos muitos anos na escola nos dedicando a estudar para as provas e para passar de ano, mas quase nada para aprender formas de compreender e transformar o conhecimento absorvido na escola em coisas práticas. Se desejamos aprender para a vida, precisamos lembrar do que aprendemos, e é exatamente a isso que esta palestra, ou curso, se prestam, abordar o que há de ponta nas abordagens educacionais mais recentes.

Scroll to Top