Geraldo Almeida

Professor

É Doutor em Letras/Literatura - Área de Concentração em Teoria Literária pela UFSC: Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Mestre em Letras/Literatura - Área de Concentração - Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2000). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (1995). Foi, por 4 anos, professor da UFPR: primeiramente do DEPLAE: Departamento de Planejamento e Administração Escolar e depois do DECOM: Departamento de Comunicação. Tem experiências de trabalhos internacionais: em 2011 na África, em Moçambique, numa Cooperação Internacional entre Alemanha e Moçambique, onde implantou um Programa de Avaliação em Leitura e Escrita e em 2015 esteve na Bolívia, numa Cooperação Internacional entre Espanha e Bolívia, para onde levou seu projeto de Educação Baseada no Cuidado, no Amparo e no Afeto. EM 2017 trabalhou a convite do Consulado Brasileiro na Itália, percorrendo as cidades de Roma, Bologna e Firenze. Trabalhou como Professor de Educação Infantil, Séries Iniciais e Finais e Ensino Médio por mais de 10 anos. Para Instituições de Ensino Superior já esteve trabalhando para: FGV: Fundação Getúlio Vargas, FAE, FAMEC, Faculdades OPET, PUC-PR, UP: Universidade Positivo, dentre outras. Suas experiências com EaD começaram em 1999, na DTCOM, com cursos livres. Depois passou a trabalhar na EaDCOM/Unitins em cursos de graduação e de pós-graduação, e entre 2013 e 2014 foi Coordenador de Pós-graduação a Distância e presencial no Grupo Uninter. Já foi consultor de EaD do Instituto Monitor e MEB: Movimento Educacional Brasileiro, órgão ligado à CNBB: Confederação dos Bispos do Brasil. Em 2010 passou a integrar o GEPETE: Grupo de Estudos, Professor, Escolas e Tecnologias Educacionais e em 2011 ingressou, como avaliador do Estado do Paraná, no programa UCA: Um Computador por Aluno. Na área de editoração é presidente do Conselho editorial da Pró-Infanti Editora e faz trabalhos de consultorias para redes como: Dom Bosco, Pitágoras, Editora Positivo, Editora Moderna, KROTON Educacional, dentre outras. Faz parte do conselho editorial da Editora Juruá de Curitiba e é consultor/avaliador ad hoc de 2 revistas científico-pedagógicas no Brasil: Revista de Estudos Pedagógicos do MEC e Revista Científica da UNOPAR. É autor de mais de 50 livros e escreve para Jornais e Revistas Educacionais mensalmente.

Dificuldades de Aprendizagem, Autismo e Inclusão - Jane Haddad e Geraldo Almeida
 Parte I – Manhã Palestrante: Geraldo Peçanha de Almeida Tema: Dificuldades de aprendizagem à luz da neurociência Resumo: A escola quer aprender a lidar com os alunos atípicos, ou seja, fora do padrão, que não atendem, apesar de muitas vezes receberem atendimentos psicopedagógicos ou médicos. Então, pergunta-se – o que acontece quando um aluno não aprende? Onde estão as falhas? É possível aprender conteúdos escolares? O que a escola pode fazer? O que a família pode fazer? Esta palestra irá tratar destes temas e apontar encaminhamentos teóricos e práticos ao trabalho com essas crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagens. CONTEÚDOS: • Neurociência e aprendizagem; • Inclusão; • Currículo adaptado; • Metodologias alternativas; • Aprendizagem significativa; • Propostas de encaminhamentos práticos. Parte II – Tarde Palestrante: Jane Haddad Tema: Autismo Resumo: O Saber, a Inclusão e o Autismo. Uma educação-escola contemporânea necessita estar aberta às diferenças qual seria, então a concepção de ensino e de aprendizagem compatível com o “modelo” social da inclusão, que além de acolher as diferenças de gênero, raça e etnia, acolhe também as diferenças de condições físicas e mentais, além das dificuldades de aprendizagem? Como pensar e atuar na educação inclusiva quando nossa sociedade prima pela eficiência em detrimento da deficiência? Estaríamos diante de uma impossibilidade? Já que deficiente é não ser “capaz” e portanto não ser “eficaz”? O que é “classificado” como deficiência? E o que é dificuldade? Educar na diversidade requer recomeçar uma conversa que possibilite um recontar de diversas histórias onde a palavra entre em movimento e ressoe em ação. As limitações do Professor e da escola para lidar com a inclusão podem gerar possibilidades desde que cada sujeito se implique em desorientar os discursos das certezas. CONTEÚDOS: • A Inclusão e suas mudanças; • Relação do Saber; • Constituição do Sujeito; • Ensino ou Transmissão; • Autismo; • Interação social; • Comunicação verbal e não verbal; • Comportamentos e interesses restritos e repetitivos; • Conclusão com os 2 palestrantes, em formato de debate com os participantes.
Como Entender, Gerenciar e Solucionar Conflitos Escolares entre Alunos, ou entre Professores e Alunos e ainda Interferir no Desinteresse e na Falta de Motivação de Todos para com a Escola?
Por onde Começar a Trabalhar para Solucionar as Dificuldades de Aprendizagem de Leitura, Escrita e Produção de Textos dos Alunos de Educação Básica?
Novas Formas de Trabalhar os Conteúdos a Partir de Mapas Conceituais: Técnicas, Metodologias e Práticas Envolvendo Todas as Disciplinas do Currículo
Os Métodos de Avaliação mais Pertinentes em Cada Idade e Série. Eles Existem, mas Como Colocá-los em Prática para Melhorar o Rendimento dos Alunos e da Escola
A Gestão Escolar na Prática: Fatos, Dados, Índices e Indicadores como Ferramentas de Gerenciamento Escolar
E Quando os Filhos não Podem ser Aquilo que os Pais Sonharam? Orientação e Diálogo com Pais em Tempos de Sociedade Desorientada e em Transformação
Emoção na Sala de Aula: Bases Conceituais e Científicas para o Trabalho com as Competências Socioemocionais das Crianças e dos Adolescentes
Sequência Didática na Educação Infantil: O Que é e Como se Faz?
O Professor Inesquecível: Atitudes e Comportamentos Necessários para Aqueles que Querem Amar (ou Descobrir) Ainda mais o Ofício de Educar
Teoria e Prática em Psicomotricidade: Atividades, Gestos e Atitudes Baseados nas Ações de Corpo e Mente
Ler, Escrever e Pensar: Práticas de Desenvolvimento de Gosto pelas Múltiplas Possibilidades de Leituras
Práticas de Alfabetização e Letramento: Desvendando os Mistérios e as Atitudes dos Educadores que Alfabetizam com Encantamento e Competências
Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem: O Que as Ciências do Cérebro e da Saúde Podem Fazer para Ajudar na Compreensão da Aprendizagem e do Comportamento de Crianças e Jovens em Idade Escolar?
A Medicalização da Educação: Como Entender, Ajudar e Trabalhar com Crianças que Fazem uso de Medicamento, a Exemplo da Ritalina?
Minha Escola Recebeu Alunos para Inclusão. O Que Faço Agora? Metodologia de Trabalho Inclusivo Baseado no Cuidado, no Afeto e na Empatia
Educação Infantil Baseada na Tríade: Cuidado, Amparo e Afeto. As Novas Orientações Afeto-emocionais para o Trabalho em Creches e em Centros de Educação iInfantil – CMEIS