Cleber Fabiano

Professor

Doutor e mestre em Educação. Graduado em Letras. Diretor pedagógico da FATUM Educação. Professor nos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Letras e Pedagogia. Ministra cursos, palestras e consultorias em várias cidades do Brasil. Escritor de livros teóricos sobre crítica da Literatura Infantil. Ganhador do Prêmio Acervo FNLIJ (2014) na categoria teoria literária. Membro imortal da Academia Brasileira de Contadores de Histórias. Participou de seminários e congressos internacionais nas áreas de literatura infantil e contação de histórias em Cuba, Portugal, Itália, Colômbia, Argentina, Nicarágua, Panamá, Venezuela, Irã e México.

Por uma questão de Educação: a escola de 2020
Por uma questão de Educação: a escola de 2020 Objetivo: Pensar o ambiente escolar a partir de histórias que envolvem o dia-a-dia dos professores e alunos buscando reflexões que possam gerar melhorias nas relações interpessoais.
Gestão da Felicidade e dos Conflitos
Objetivo: Apresentar possibilidades de melhoria das relações interpessoais no ambiente escolar a partir de temas ligados ao autoconhecimento tendo as narrativas como ferramentas para a mudança.
A Formação do Professor-Contador de Histórias
Apresentar a linguagem artística do contador de histórias como agente promotor da leitura, explorando seus aparatos técnicos em inúmeras possibilidades intelectuais e artísticas.
Como Selecionar Livros de Qualidade
Estudar os livros infantis com vistas a discutir as propostas de exploração lúdica e formação do leitor literário a partir da análise e seleção dos livros de qualidade.
Literatura Afro-Brasileira e Indígena para Crianças
Compreender como ocorrem os processos estético-discursivos presentes nos livros de literatura infantil-juvenil com temática, autores ou linguagem ligados à produção afro-brasileira e indígena.
Contos de Fadas – Ritos e Mitos da Condição Humana
Conhecer desde as origens, as versões e os revisitamentos que garantem – na pós-modernidade – a permanência dos contos de fadas ao discutir ritos e mitos fundamentais da condição humana.
Monteiro Lobato: O Andersen Brasileiro
Conhecer o contexto histórico e social no qual nasceu Monteiro Lobato, bem como, a importância e relevância de sua obra destinada aos pequenos até os dias atuais.
Letramento Literário e Gêneros Textuais
Trabalhar a construção do repertório de gêneros textuais diversificados para uso em sala de aula a partir da perspectiva do letramento literário.
Leitura Para Bebês
Iniciar e desenvolver no bebê o comportamento leitor: manuseio auxiliado de livros (brinquedo, pop-up e literários), leitura de ilustrações e demais processos de interação do bebê com o objeto livro.