Célia Godoy

Professora

  • Mestre em Psicologia Social, Pedagoga, Pós-Graduada em Metodologia e Didática do Ensino Superior e Dificuldades de Aprendizagem. Especialista em Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Recursos Humanos. Aperfeiçoamento pela USP em Fundamentos da Coordenação Pedagógica e Fundamentos das Áreas do Conhecimento. Pioneira em grupo de Assessoria na 2ª Delegacia de Ensino da P.M.S.P.
  • Assessora Educacional/Empresarial com habilidade em implementação da BNCC via reorganização Curricular, Pedagogia de Projetos, Avaliação Múltipla, Planejamento Estratégico, Planos de Ação, Identidade e Construção do Papel Social (Pais, Educadores,  Educandos, Gestores Escolares), Resolução de Conflitos, Gestão da Sala de Aula. e Construção de PPP.
  • Assessora Pedagógica da Rede Pitágoras, Editora Moderna e Abril Educação - Editoras Ática e Scipione.
  • Trabalhos divulgados nas Revistas: Direcional; Páginas Abertas; Linha Direta; Educação; Época; Editora Didática, Gestão Escolar, Jornal da Escola Particular.com. e Revista Científica de Psicopedagogia da ABPP.
  • Agente Formador e Palestrante do SIEEESP, INADE, AMEESP, CAEE, EDUTEC e APROFEM e AEC.
  • Ministra palestras motivacionais e desenvolve oficinas, workshops e cursos em escolas públicas, particulares e empresas.
  • Gestora, Professora e Coordenadora do curso de Pós Graduação Lato Sensu “Gestão Pedagógica nas Instituições Educacionais”.
  • Livros publicados: Avaliação Nossa de Cada Dia; Coautora dos livros: Encontros com Educadores, A Criança de seis anos - Reflexões e Práticas. Organizadora do livro: Todo Dia é Dia de Poesia
Gestão Escolar para uma Escola de Alto Desempenho
A palestra revê o Processo de Organização da Gestão Escolar, as dimensões do trabalho dos Gestores, a importância do Planejamento Estratégico, implementação de estratégias e indicadores de qualidade em Educação para conquista de uma Escola de Alto Desempenho com foco na Aprendizagem e na precisão de resultados. Tem o objetivo de Ressignificar a eficácia gerencial dos Gestores Escolares para gerir com excelência as rotinas sob sua responsabilidade para o alcance e precisão de resultados almejados. Apresentar visão panorâmica de conceitos, técnicas e etapas do Planejamento Estratégico no Processo de Organização da Gestão Escolar com foco na criação de valor e no alto desempenho da escola.
Processo de Implementação da BNCC no Currículo Escolar da Educação Infantil
O encontro clarifica o processo de implementação da BNCC na Educação Infantil tendo em vista as implicações na construção de um Programa Curricular em consonância com as Competências Gerais, os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento, os Campos de Experiências, a Visão de Homem e a ressignificação do PPP, revelando os impactos na sala de aula e na Avaliação da Aprendizagem. O encontro abordará: • O papel e as implicações da BNCC na reorganização curricular e PPP. • A inserção das 10 Competências Gerais voltadas ao desenvolvimento humano integral na sala de aula. • Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento aliados aos campos de experiências. • Gestão da Sala de Aula: Planejando à luz de habilidades e competências. • Avaliação da Aprendizagem: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes
Processo De Implementação Da BNCC No Ensino Fundamental: Anos Iniciais E Finais
O encontro clarifica o processo de implementação da BNCC no Ensino Fundamental tendo em vista as implicações na Visão de homem e PPP para a construção de um programa curricular em consonância com as competências gerais, as áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares, unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades, revelando os impactos na sala de aula e na avaliação da aprendizagem. O encontro abordará: • O papel e as implicações da BNCC na reorganização curricular e PPP. • A inserção das 10 Competências Gerais voltadas ao desenvolvimento humano integral na sala de aula. • As áreas do conhecimento e os componentes curriculares: Desafios gerais. • As unidades temáticas, Objetos de conhecimento e habilidades. • Gestão da Sala de Aula: Planejando à luz de habilidades e competências.
Programa de Formação para Gestores Escolares - O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR:
Escolas de Alto Desempenho de acordo com a BNCC Objetivos: O ‘’Programa de formação para Gestores Escolares’’ apresenta como marco referencial o Processo De Organização da Gestão Escolar via Planejamento Estratégico e Planos de Ação para a conquista de uma escola de Alto Desempenho. Apresenta os seguintes objetivos: 1. Fortalecer a Visão Sistêmica dos Gestores Escolares para gerir com foco e excelência as rotinas sob sua responsabilidade para o alcance e precisão de resultados almejados. 2. Analisar os processos do pensamento estratégico, etapas do Planejamento Estratégico e planos de ação para criação de novos valores da Instituição em consonância com a BNCC. 3. Explicitar as características e procedimentos da Escola de Alto Desempenho e Foco na Aprendizagem para (Re)construção do PPP.
Módulo I – Cenário do Processo Gerencial: Gestão de Mudanças e Planejamento Estratégico para Implementação da BNCC
1. O atual ambiente de negócios X Solidez da Escola. 2. Disciplina 1: Entre o propósito e a percepção das necessidades. 3. Princípios e procedimentos relacionados à Organização Escolar. 4. Disciplina 2: Desejo de mudanças em consonância com a BNCC. 5. Eficácia Gerencial: Papel, Perfil e Visão Sistêmica. 6. Planejamento Estratégico: Etapas e preparação da Equipe Gestora (Etapa 1). 7. Motivação da Gestão Escolar: Conquista de resultados e foco.
Módulo II- Escolas De Alto Desempenho: Autoavaliação Dos Critérios De Eficácia Escolar
1. Escolas Qualificadas X Desempenho dos alunos. 2. Disciplina 3. Planejamento da alta gestão: Prioridades, metodologia e ferramentas. 4. Escolas de Alto Desempenho de acordo com a BNCC. 5. Eficácia Gerencial: Competências pessoais e liderança. 6. Planejamento Estratégico: Análise Situacional (Etapa 2). 7. Critérios de eficácia escolar: Requisitos e impactos no desempenho da escola. 8. Foco e Ação.
Módulo III- Planejamento Estratégico: Diretrizes Da Gestão Escolar Rumo A Implementação Da BNCC e ao PPP
1. Escola Estática X Escola Ativa 2. Análise dos ambientes relacionados à escola (Etapa 2). 3. Foco na solução de “Problemas”: Causas e ações estratégicas. 4. Eficácia Gerencial: Competências sociais e equipe de alto desempenho. 5. Disciplina 4: Empreenda ações 6. Foco: Prioridades, resultados precisos, BNCC e PPP 7. Ação e Resultados.
Módulo IV- Organização das Ações: Ferramentas para Gerenciamento de Processos
1. Compromisso galvanizado das Equipes X Descompromisso. 2. Prioridades estratégicas e Visão Estratégica (Etapa 3) 3. Natureza qualitativa dos Objetivos Estratégicos. 4. Eficácia Gerencial: Competências Cognitivas e Desempenho de excelência. 5. Objetivos Estratégicos: Desdobramentos pertinentes da BNCC. 6. Disciplina 5: Atue nas medidas de direção: Definição de processos, metas e indicadores 7. Foco, Ação e Resultados.
Módulo V – Foco e Precisão de Resultados: Constituição da Escola de Alto Desempenho em Consonância com a BNCC
1. Efetivação de Planos X Achismos 2. Execução, elaboração e implementação: Planos de Ação (Etapa 4) 3. Monitoramento, Avaliação e (Re) Planejamento (Etapa 5). 4. Eficácia Gerencial: Competências Produtivas, responsabilidade compartilhada e Feedback. 5. Disciplina 6: Avalie os processos – Ações previstas e realizadas. 6. PPP: Visão Panorâmica, previsão e alinhamento dos Planos de Ação. O Processo de Organização da Gestão Escolar: Constituição da escola de Alto Desempenho de acordo com a BNCC.