Adelar Hengemühle

Professor

  • Graduação em Letras pelo Centro Universitário La Salle/ Canoas/RS (1984).
  • MBA em Gestão Educacional – UNICNEC/Osório/RS (2013)
  • Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Centro-Oeste - Unicentro, Guarapuava/PR e Universidade Estadual de Campinas (1997). Pesquisa: Educação: em busca de referenciais transformadores - um estudo de caso do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina.
  • Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Pesquisa: “Teoria e prática educativa: sua influência na formação de professores”.
  • Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisa: "Professor Empreendedor preparando pessoas Empreendedoras: Limitações e Possibilidades".
  • Pós-doutorando pela Florida Christian University, Orlando/Estados Unidos.
Reposicionamentos e ressignificações no ser e fazer docente
Duração: 16 horas Temas: • Como proceder para integrar os conteúdos da realidade e os referenciais teóricos? • Como ressignificar as teorias? • Por que e como problematizar? • Como organizar e desenvolver metodologia, partindo da realidade dos estudantes, apoiando-se em referenciais teóricos para compreender e solucionar problemas do contexto dos estudantes? • Como avaliar o desempenho a partir de habilidades reflexivas? • Como elaborar plano de ensino coerente com as concepções e os objetivos almejados?
Gestão escolar e a reorganização da equipe pedagógica- revendo funções e atribuições
Duração: 32 horas Temas: • O planejamento como referencial. • O organograma institucional para definir as funções, atribuições e competências. • Elaboração e implantação do plano de metas e plano de ação. • A gestão do plano de metas e do plano de ação.
Negociação e gestão de conflitos
Temas: • Os conflitos nossos de cada dia: conosco mesmo, na família, nas empresas, na sociedade e no contexto educacional. • Compreendendo e refletindo referenciais teóricos. • A gestão dos conflitos: como? • Os conflitos como referenciais de oportunidade e de sucesso. • Simulando e exercitando a solução de conflitos.
Cenários e Tendências Mundiais: Novo Pensamento Filosófico e o Desafio da Humanização
Duração: duas a três horas. Temas: • O novo pensamento científico e seu impacto em nossa vida. • A perda de referenciais e valores e o resgate da essência humana. • As novas oportunidades do contexto contemporâneo. • A visão sistêmica e o desenvolvimento dos potenciais humanos de investigar e agir com ética.
Competências Necessárias ao Profissional do Futuro
Duração: Duas horas Temas: • Os cenários das profissões nos próximos 20 anos. • Conhecer-se a si mesmo para conhecer os outros e interagir. • Ser capaz de aprender como funciona a sociedade e a vida laboral. • Aprender a pensar, aprender a aprender e a empreender com ética.
Educação do Futuro: O Resgate da Essência Humana
Duração: Duas a três horas. Temas: • Unir realidade e conhecimento científico de forma problematizadora. • Promover educação significativa e transformadora. • Exercitar métodos que promovam o desenvolvimento de mentes investigativas.
Educação Corporativa: Por que e Como Desenvolver
Duração: Duas horas Temas: • A distância entre a educação formal e as necessidades das organizações. • Os benefícios da educação corporativa para o sucesso das organizações. • Como organizar e desenvolver a formação continuada nas organizações.
Educação: Desenvolver Habilidades que Preparem as Novas Competências
Duração: Duas horas Temas: • Das habilidades de memorizar, decorar e repetir PARA analisar, refletir, compreender e solucionar problemas reais. • Aprender a pensar, aprender a aprender, aprender a empreender: como?
Estudante Protagonista: de Ator a Autor
Duração: Duas horas Temas: • A cultura da aula passiva dos professores e alunos. • Concepções educacionais: um novo modelo. • O estudante protagonista e autor.
Desenvolver Currículos por Competência: Como?
Temas: • O currículo: os conteúdos da realidade e os conteúdos teóricos. • Como desenvolver o currículo usando as habilidades reflexivas? • Como potencializar a formação das novas competências?
FBase Nacional Comum Curricular (BNCC): Os Impactos nas Escolas, nos Currículos, na Formação e Prática Docente
Temas: • Conhecendo a estrutura e os princípios da BNCC. • Como planejar a escola para a implantação da BNCC? • Como reorganizar as práticas pedagógicas para implantar e desenvolver os conceitos da BNCC?
A Cultura Afro-Brasileira e Indígena Enriquecendo Conhecimentos
Duração: Quatro horas Temas: • Conhecendo a estrutura e os princípios da BNCC. • Como planejar a escola para a implantação da BNCC? • Como reorganizar as práticas pedagógicas para implantar e desenvolver os conceitos da BNCC?
As Novas Legislações e a Construção de Currículos Inovadores
Duração: Três horas Temas: • As legislações educacionais de países desenvolvidos: tendências. • A legislação educacional brasileira e percepções. • Como incorporar as tendências mundiais inovadoras no contexto da educação brasileira.
A Formação de Novos Hábitos de Planejamento e Gestão nas Instituições
Duração: Duas horas Temas: • Os modelos instalados: reflexões e consequências negativas. • Adotar o hábito do planejamento em nossas vidas: qualidade de vida e de sucesso. • Adotar novos modelos de gestão embasadas em planejamento e no envolvimento coletivo.
O Planejamento como Meio da Construção de Instituições de Sucesso
Temas: • Instituições mal planejadas ou com planejamento não levado à prática: consequências. • A perda de potencialidades humanas em organizações que atuam sem planejamento. • Repensando o planejamento das Instituições: da teoria à prática.
Formar Empreendedores desde a Família: Planejamento e Gestão
Temas: • Família – novo modelo de gestão. • O envolvimento de todos os membros da família no planejamento: metas, orçamento, etc. • Formar empreendedores desde a família. • A formação de uma nova cultura humanitária a partir da família.
Do Professor do Século XIX ao Professor do Século XXI
Duração: Duas horas Temas: • O modelo educacional do século XIX e suas influências na contemporaneidade. • A atual realidade da formação de professores. • O professor necessário no contexto do Século XXI.
Novos Tempos Pedem Ressignificação e Reposicionamento do Professor
Duração: Quatro horas Temas: • O novo perfil de professor no contexto do Século XXI. • Os novos referenciais pedagógicos e a necessidade de reposicionar a função do professor. • Como reorganizar a prática pedagógica significativa, problematizadora e transformadora de acordo com as necessidades dos tempos atuais?
Gestão Estratégica nas Organizações
Duração: Duas horas Temas: • Contexto contemporâneo: os benefícios do planejamento e da gestão estratégica. • O planejamento estratégico como orientador e fonte de motivação nas organizações de sucesso. • Como transformar o planejamento estratégico em ação no cotidiano das organizações.
Das Potencialidades Individuais ao Sucesso das Organizações
Duração: Duas horas Temas: • Em cada mente uma oportunidade de sucesso para as organizações. • Como organizar a instituição para obter o máximo desempenho das pessoas. • O agir coletivo com foco.
As Múltiplas Funções do Gestor na Contemporaneidade
Duração: Duas horas Temas: • A necessidade de um novo perfil da liderança. • O gestor como empreendedor, planejador, monitor e inspirador de equipes. • O desafio do equilíbrio nas múltiplas funções.
O Gestor no Contexto Contemporâneo: Desafios e Possibilidades
Duração: Duas horas Temas: • Da gestão vertical à gestão horizontal. • Os novos modelos organizacionais. • Como envolver coletivamente os colaboradores na superação das metas.
Ultrapassando as Barreiras do “O que Fazer” Para “o Como Fazer”
Duração: Duas horas Temas: • O contexto atual: planejamento sem ação. • A indisciplina nossa: executar planos de ação • Como ultrapassar a barreira do o que fazer e aprender como fazer.
A Metodologia Para Orientação da Ação do Gestor
Temas: • O uso da problematização para a gestão inovadora e cooperativa no cotidiano do gestor (reuniões, eventos, diálogos…) • Como provocar o envolvimento emocional dos colaboradores? • O envolvimento e comprometimento dos colaboradores: como organizar e desenvolver os processos.
Gestão Escolar: o Papel do Diretor e das Coordenações
Duração: quatro horas Temas: • Os novos cenários e os impactos no contexto escolar. • Os novos perfis e papeis do Diretor de Escola. • Dos referenciais à prática: como fazer?
O Coordenador de Curso no Papel do Gestor (Ensino Superior)
Duração: Quatro horas Temas: • O perfil do coordenador de curso no contexto contemporâneo. • O coordenador de curso como gestor pedagógico e administrativo. • O curso e os processos avaliativos externos. • O curso e a competitividade do mercado. • Como organizar, acompanhar e reavaliar o plano de ação do curso.
Gestão de Conflitos e Relações Saudáveis nas Organizações
Duração: Três horas Temas: • Conflitos: parte da essência humana. • Conflitos como oportunidade de crescimento das pessoas e organizações. • Gestão de conflitos: como?
Escola e Família: uma Oportunidade de Transformação
Duração: Duas horas Temas: • Os papeis das escolas e das famílias na educação. • Como construir pontes de integração? • Como fazer a gestão da integração escola e família?
A Arte de Educar Bem: Opção ou Compromisso?
O compromisso em promover uma educação bem sucedida, onde os sujeitos em formação, nela inseridos, possam tornar se cidadãos plenos de conhecimento e sucesso pessoal e profissional, depende do caráter de cada cidadão que cumpre e honra a sua responsabilidade de bem ensinar.A escola que queremos, acreditamos e merecemos depende de nós. Educar bem é uma atitude ética, um compromisso de aproximação da melhor versão de nós mesmo, pois é a partir daí que tudo acontece! Optar em educar bem priorizando a inclusão e o respeito a forma de aprender de cada um, nos faz profissionais eficientes e competentes. Afinal, opção ou compromisso? Formação de Professores: um Novo Tempo Exige um Novo Modelo Educacional Duração: pode ser desenvolvido de duas formas • Em seis meses: conferência/oficinas/socialização – prática em sala de aula com tutoria – seminário de socialização das práticas. • Em 12 meses: conferência/oficinas/socialização – prática em sala de aula com tutoria – seminário para dirimir dúvidas – prática em sala de aula com tutoria – seminário final com salão científico. Temas: • O perfil de egresso como foco da aprendizagem. • Como desenvolver o perfil de egresso necessário no contexto do Século XXI, utilizando estratégias pedagógicas significativas, problematizadoras e embasadas em referencial teórico? • Como avaliar o desempenho dos estudantes? • Exercitar os referenciais na prática.